Túnel terá 6km, em trecho de 21,4km que conectará o planalto à Baixada Santista, com estrutura pensada para segurança e tráfego intenso; obra está prevista para 2026
O projeto da terceira pista no trecho de serra da rodovia dos Imigrantes prevê a construção do maior túnel rodoviário do Brasil, com aproximadamente 6km. O projeto foi apresentado pelo governo de São Paulo e pela concessionária Ecovias.
Integrado a um trajeto de 21,4km entre o km 43 da Imigrantes e o km 265 da rodovia Cônego Domênico Rangoni, em Cubatão, o novo trecho conectará o planalto à Baixada Santista, com estrutura pensada para segurança e tráfego intenso.
O projeto foi citado no dia 13 de junho durante ato cívico no centro histórico de Santos. Segundo a Ecovias, 80% do novo percurso será composto por túneis totalizando 17km, complementados por 4km de viadutos. A pista terá duas faixas e acostamento reversível, com inclinação média de 4% para favorecer o transporte de cargas.
Os túneis contarão com estruturas paralelas de emergência, e a pista poderá operar no sentido da capital paulista em casos específicos. A conexão na Baixada ficará próxima ao polo industrial de Cubatão, com acesso facilitado às duas margens do porto de Santos.
A capacidade do Sistema Anchieta-Imigrantes será ampliada em 25% no total e até 145% no fluxo de veículos pesados em descida, respondendo ao aumento da movimentação portuária, que poderá atingir 241 milhões de toneladas em 2040, segundo a Autoridade Portuária de Santos (APS).
O traçado e os pontos de acesso foram definidos por uma equipe multidisciplinar com base em critérios técnicos e ambientais, aproveitando vias de serviço já existentes para minimizar impactos. Atualmente, a Ecovias elabora o projeto funcional e dará sequência aos projetos básico e executivo, que detalharão custos, métodos construtivos e prazos.
O processo de licenciamento ambiental está em curso, com previsão de conclusão até os primeiros meses de 2026.
A autorização para desenvolvimento do projeto foi concedida em 29 de janeiro de 2024, com prazo de dois anos, prorrogáveis por mais um, abrangendo estudos de tráfego, sondagens e investigações geológicas e hidrogeológicas.