SONHOS ANTIGOS

Governo de SP entrega contorno Sul da Tamoios e anuncia duplicação na Rio-Santos

Segundo Tarcísio de Freitas, obras abrem novas perspectivas para o litoral norte do estado; duplicação da Rio-Santos deve começar em 2025

Rodrigo Florentino
Publicado em 18/11/2024, às 15h42 - Atualizado às 17h27

FacebookTwitterWhatsApp
Seus 22,7km podem ser percorridos em dezoito minutos, segundo a Concessionária Tamoios - Divulgação/Governo de SP
Seus 22,7km podem ser percorridos em dezoito minutos, segundo a Concessionária Tamoios - Divulgação/Governo de SP

Desejo antigo do litoral norte, o Contorno Sul da rodovia dos Tamoios foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (18), em cerimônia que contou com a participação do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e outras autoridades. Com 22,7km de extensão, seu objetivo é reduzir o tempo de viagem entre Caraguatatuba e São Sebastião, facilitando o acesso ao seu porto.

A obra durou dez anos e contou com investimento de R$ 3 bilhões e presença do pedágio no sistema free flow, segundo a Concessionária Tamoios. A empresa também diz que a viagem entre as duas cidades, antes feita em 45 minutos, pode ser feita em apenas dezoito minutos. 

O Contorno Sul conta com três acessos: um próximo ao supermercado Shibata, em Caraguatatuba; outro pelo bairro Pegoreli também em Caraguatatuba e o último em frente ao Centro de Zoonoses de São Sebastião, no bairro Jaraguá.

“No final do ano passado, entregamos o Contorno Norte e hoje inauguramos o Contorno Sul. Somadas as duas obras são 33,9 quilômetros, fazendo com que um deslocamento entre Caraguatatuba e São Sebastião, antes feito em 45 minutos, agora poderá ser feita em 16 minutos. A obra garante eficiência, ajuda na logística e abre novas perspectivas para o Litoral Norte, lembrando também do nosso trabalho para modernização do Porto de São Sebastião”, disse o governador Tarcísio de Freitas.

Duplicação da Rio-Santos 

Durante a cerimônia, Tarcísio de Freitas também anunciou a duplicação da rodovia Rio-Santos entre Carguatatuba e Ubatuba. A expectativa é que a obra tenha início em 2025, com duração de três anos e custo de cerca de R$ 3 bilhões, a partir de uma Parceria Público-Privada (PPP).

A duplicação está dividida em três trechos. O primeiro trecho, na orla do Massaguaçu em Caraguatatuba, terá tráfego em duas pistas, canteiro central, ciclofaixa na orla e quiosques no acesso até a praia. O segundo é na praia de Maranduba em Ubatuba, com tráfego em duas pistas, canteiro central, nova área para estacionamento na orla e travessias da pista subterrânea, acessibilidade nas travessias e arborização ao longo da duplicação.

No terceiro trecho, na orla de Praia Grande em Ubatuba, o projeto prevê pista duplicada, áreas de estacionamento, travessias de acesso, barreira verde ao longo da rodovia e baixo impacto visual na paisagem.

Para mais conteúdos:

Rodrigo Florentino

Rodrigo Florentino

Formado em Comunicação Social na Univesidade Santa Cecília (UniSanta)

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!