SELEÇÃO BRASILEIRA

Velejador do litoral de SP chega ao Top 10 da Copa do Mundo de Vela

Juninho de Jesus foi escalado pelo bicampeão mundial Robert Scheidt e junto à seleção brasileira conquistou, no sábado (2), a 8ª posição no ranking

Gabriela Petarnella
Publicado em 04/12/2023, às 08h38

FacebookTwitterWhatsApp
A SSL Gold Cup se assemelha ao formato da Copa do Mundo de Futebol - Martina Orsini/ Divulgação SSL Gold Cup
A SSL Gold Cup se assemelha ao formato da Copa do Mundo de Futebol - Martina Orsini/ Divulgação SSL Gold Cup

Juninho de Jesus, atleta de Ilhabela, competiu a SSL Gold Cup (Copa do Mundo de Vela), na seleção brasileira, junto a nomes já conhecidos do esporte como o bicampeão olímpico Robert Scheidt e Martine Grael, filha de Torben Grael.

O velejador revelou que defender a bandeira do país, em um evento tão especial como esse, foi sinônimo de orgulho para cada um dos atletas e apontou também que não foi novidade estar ao lado de outros grandes nomes, pois a equipe já havia feito outros projetos juntos. “Acho que isso era um ponto forte da nossa equipe, nós já conhecemos uns aos outros e sabemos do desempenho de cada um”, destacou.

A seleção foi escalada por Robert e a equipe representou o Brasil até 2 de dezembro, quando disputou a 1ª semifinal contra Grã-Bretanha, Holanda e Itália. As chances eram boas e o time começou a rodada com uma vantagem de pontos, liderando o ranking, porém, a equipe se classificou em 8º lugar, estando no top 10 dos melhores do mundo. 

A disputa começou com 40 nações competindo entre si e a final aconteceu ontem (3), quando a seleção da Hungria se consolidou a campeã, em um feito inédito. A grande final foi um espetáculo à parte, recebendo os campeões na linha de chegada com fogos de artifícios e uma grande recepção digna de final de Copa do Mundo.

A SSL Gold Cup é um campeonato semelhante ao formato da Copa do Mundo de Futebol e por isso, a escolha das vestes da equipe é semelhante à dos jogadores de futebol, nas cores azul e amarela. A escolha do número de integrantes na equipe também se assemelha ao formato futebolístico, já que cada equipe da Copa é formada por 11 velejadores, com um limite de 8 a 10 atletas a bordo.

O time foi composto por Alfredo Rovere, Juninho de Jesus, Henrique Wisni, Henry Boening, Gabriel Borges, Mario Tinoco, André Fonseca, Martine Grael e Robert Scheidt, além dos dois suplentes Gabriel Kieling e Pedro Trouche.

Gabriela Petarnella

Gabriela Petarnella

Jornalista formada pelo Centro Universitário Módulo. Possui experiência em videorreportagem e fotojornalismo

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!