Time São Paulo terá 33 atletas nos Jogos Paralímpicos Rio 2016

Costa Norte
Publicado em 06/09/2016, às 14h41 - Atualizado em 23/08/2020, às 15h29

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

*Foto: Divulgação

Entre os dias 7 e 18 de setembro, a Delegação Brasileira terá um reforço para atingir a meta de ficar entre as cinco melhores no quadro geral de medalhas dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Dos 278 atletas convocados, 33 fazem parte do Time São Paulo Paralímpico nas modalidades atletismo, bocha, canoagem, judô, natação, remo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vela adaptada. Mais de 4 mil atletas de 176 países são esperados para a disputa.

O Time São Paulo Paralímpico é a seleção composta por 34 atletas de elite (28 atletas e 6 atletas-guia) constituída por meio de convênio assinado entre o Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e o Comitê Paralímpico Brasileiro. A iniciativa prevê ajuda de custo para atletas e treinadores, suporte para aquisição de materiais esportivos e gastos com viagens em competições.

Em 2012, nas Paralimpíadas de Londres, o Brasil conquistou a sétima colocação no quadro geral, somando 43 medalhas, sendo 21 de ouro, 14 de prata e oito de bronze. Desse total, 25 vitórias foram de integrantes do Time São Paulo Paralímpico, sendo 16 de ouro, 6 de prata e 3 de bronze, nas modalidades atletismo, natação, bocha e judô.

Outra importante ação no esporte que recebe destaque no Governo do Estado de São Paulo é a criação do Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro. Com área total de 95 mil m², o centro de referência está entre os quatro existentes no mundo e abriga 15 modalidades (atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, natação, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5, futebol de 7, golbol, halterofilismo, judô, rúgbi, tênis, tênis em cadeira de rodas, triatlo e voleibol sentado). O espaço receberá atletas olímpicos e paralímpicos para aclimatação.

Confira os nomes dos atletas do Time São Paulo que disputarão os Jogos Paralímpicos Rio 2016:

André Brasil Esteves – Natação Bruna Costa Alexandre - Tênis de mesa Bruno Landgraf das Neves - Vela Adaptada Claudiney Batista dos Santos – Atletismo Carlos Alonso Farrenberg – Natação Cláudia Cícero Santos – Remo Carlos Alberto Carbinatti Júnior - Tênis de mesa Daniel de Faria Dias – Natação Daniel Mendes da Silva – Atletismo Dirceu José Pinto – Bocha Eliseu dos Santos – Bocha Gustavo Henrique Faria Araújo – Atletismo Jerusa Geber dos Santos – Atletismo Joyce Fernanda de Oliveira - Tênis de mesa Luis Carlos Cardoso – Canoagem Lúcia da Silva Teixeira Araújo – Judô Maciel de Souza Santos – Bocha Marinalva de Almeida - Vela Adaptada Natália Mayara Azevedo da Costa - Tênis em cadeira de rodas Odair Ferreira dos Santos – Atletismo Paulo Sérgio Salmin Filho - Tênis de mesa Shirlene Santos Coelho – Atletismo Silvania Costa de Oliveira – Atletismo Terezinha Aparecida Guilhermina – Atletismo Verônica Silva Hipólito – Atletismo Vanilton Antônio do Nascimento Filho – Natação Yohansson do Nascimento Ferreira - Atletismo

Atletas-guia Time São Paulo

Carlos Antônio dos Santos (Odair Ferreira dos Santos) Eriton de Aquino Nascimento (Odair Ferreira dos Santos) Guilherme Soares de Santana (Jerusa Geber dos Santos) Heitor de Oliveira Sales (Daniel Mendes da Silva) Rafael Lazarini (Terezinha Aparecida Guilhermina) Wendel de Souza Silva (Silvania Costa de Oliveira)

Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência Assessoria de Imprensa (11) 5212-3702/ 3791

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!