Sonho realizado

Santista é a campeã brasileira de surf profissional 2019

Com disputa acirrada e definida somente na finalíssima, surfista de 21 anos, Júlia Santos consagrou-se campeã na última etapa do Circuito da Confederação Brasileira de Surf, realizada em Ubatuba

Da Redação
Publicado em 09/12/2019, às 08h51 - Atualizado em 23/08/2020, às 21h07

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação/Munir El Hage
Divulgação/Munir El Hage

A santista Júlia Santos e o cearense Artur Silva são os campeões brasileiros de surf profissional 2019. Os dois garantiram as conquistas no HD apresenta Surf Trip CBSurf Pro Tour, a terceira e última etapa do Circuito da Confederação Brasileira de Surf, encerrada neste domingo, 8, na Praia Grande, em Ubatuba, litoral norte de SP, que teve como vencedores o pernambucano radicado no Rio de Janeiro, Douglas Silva, e a paranaense de Matinhos, Jessica Bianca.

Participe dos nossos grupos ℹ  http://bit.ly/CNAGORA6  🕵‍♂Informe-se, denuncie!

Com ondas pequenas, a competição chegou a ser interrompida por mais de duas horas para que as condições melhorassem e as decisões foram “recheadas” de emoção. No masculino, Artur comemorou o título da areia, depois que o catarinense Luan Wood perdeu na semifinal. Já entre as mulheres, a disputa foi mais acirrada e definida somente na finalíssima entre Júlia, única atleta (tanto no masculino quanto na feminina) a chegar na final das três etapas este ano, e Camila Cássia, competindo “em casa”.

A nova campeã brasileira, Júlia Santos, também falou da emoção e alegria de chegar ao primeiro título profissional. “Era um título que eu sonhava desde que comecei a surfar. Não tenho como descrever esse sentimento. Quero agradecer muito a Deus, porque passei por umas situações difíceis, me lesionei, fiquei na dúvida se ia conseguir, e Ele foi tão bom que mudou a data do campeonato e deu tempo para me recuperar”, comemorou a surfista de 21 anos.

“Quero dedicar o título para a minha mãe, que sempre me apoiou, para a toda a minha equipe, principalmente o meu técnico Pedro Souza”, agradeceu a atleta, beijando a tatuagem no braço que tem o nome de sua mãe, Iolanda. “Ela é guerreira”, elogiou. “Eu acreditei até o final, eu sabia que ia ser difícil, por ter a Camila, mas em nenhum momento me intimidei. Sabia que ela só não podia vencer o campeonato. Quando vi que a Jessica tirou um 6, fiquei mais confortável”, contou.

Imagem acervo site

Na disputa pelo título, Tais Almeida, de Saquarema, chegou como líder, mas perdeu logo na estreia, ficando em nono lugar, deixando a disputa para Júlia e Camila Cássia. Na final, surfista de Ubatuba saiu na frente, mas Jessica virou de terceiro para primeiro com uma nota 6,17 e se manteve na ponta até o final.

Camila terminou em segundo e Júlia na sequência, com outra surfista local, Açucena Vaz completando o pódio. “Esse é o meu primeiro ano como profissional, minha primeira vitória. Estava muito confiante nessa etapa, porque eu já morei aqui, surfava muito aqui na Praia Grande e tinha certeza que ia me dar bem. Deu tudo certo”, contou a atleta de 25 anos.

No total, a etapa reuniu surfistas de 11 estados. Além de Camila e Açucena, Ubatuba teve como destaques Gabriel Adisaka e Wesley Leite, que terminaram em sétimo lugar, na semifinal, mesma colocação de Kamile Soares. O ranking completo de 2019 estará disponível no site da Confederação Brasileira de Surf, o  www.cbsurf.com.br.

O HD apresenta Surf Trip CBSurf Pro Tour teve os apoios de Super Tubes, Kyw, Surf Skate Mag, Surf Trip Tour, Filipe Toledo Surf Store e Atmosfera Incorporadora. Realização da Federação Paulista de Surf e Confederação Brasileira de Surf em parceria com a Associação Ubatuba de Surf (AUS) e prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

RESULTADOS

MASCULINO

1 - Douglas Silva – PE (RJ)

2 - Alex Lima - SC

3 - Robson Santos - SP

4 - Tiago Silva - PE

5 - Luan Wood - SC

5 - Samuel Igo - PB

7 - Gabriel Adisaka - SP

7 - Wesley Leite - SP

FEMININO

1 - Jessica Bianca - PR

2 - Camila Cássia - SP

3 - Júlia Santos - SP

4 - Açucena Vaz - SP

5 - Jülia Duarte - RJ

5 - Monik Santos - PE

7 - Kayane Reis – RJ

7 - Kamile Soares - SP

Imagem acervo site

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!