OLHA A ONDA

Projeto Surf Para Todos abre aulas gratuitas, em praia de São Sebastião

Aulas na praia de Boraceia são abertas para pessoas de todas as idades e habilidades; projeto também passará por Juqueí, Camburi, Maresias e Guaecá

Redação
Publicado em 24/03/2025, às 16h08

FacebookTwitterWhatsApp
Iniciativa é aberta a participantes com pelo menos 6 anos - Reprodução/Pixabay
Iniciativa é aberta a participantes com pelo menos 6 anos - Reprodução/Pixabay

O projeto Surf Para Todos promete agitar a praia de Boraceia, em São Sebastião, a partir deste sábado (29). Com o objetivo de aproximar o surfe de pessoas que nunca tiveram contato com o esporte, ou ainda não estão familiarizadas com a prancha, o projeto percorrerá o litoral paulista durante um ano, com paradas em Juqueí, Camburi, Maresias e Guaecá.

As aulas gratuitas serão oferecidas sempre de quinta-feira a domingo, das 9h às 16 horas, com duração de 45 minutos a uma hora; elas serão divididas em teoria e prática, e abordarão segurança, aquecimento, movimentos básicos e entrada na água. A participação é permitida a partir dos 6 anos, incluindo pessoas com deficiência. As inscrições podem ser feitas no local das aulas e pelo site do projeto. Além das aulas práticas, o projeto também incluirá um estudo sobre o impacto do surfe na saúde mental dos participantes.

A secretária estadual de Esportes, coronel Helena Reis, destaca que são poucos os esportes que permitem o contato integral com a natureza, como o surfe. "Queremos aproveitar que a modalidade vem numa crescente no Brasil, com títulos mundiais e olímpicos e atletas que ditam tendência, para democratizar esse esporte, colocá-lo à mão de quem não frequenta a praia ou não sabe como pegar onda", completa.

Já Romeu Andreatta, presidente da Abiep, ressalta a importância de dar a todos a oportunidade de acesso ao esporte: "Democratizar o acesso à prancha é mais do que ensinar um esporte, é oferecer às pessoas a chance de se conectarem com a natureza, com elas mesmas e com uma comunidade que valoriza o equilíbrio e o bem-estar".

O projeto Surf Para Todos percorrerá o litoral paulista durante um ano, com paradas em Juqueí, Camburi, Maresias e Guaecá. A cerimônia de abertura ocorrerá a partir das 11 horas, na rua do Acesso, número 107. A iniciativa é organizada pela Associação Brasileira da Indústria e dos Esportes com Pranchas (Abiep) e patrocinada pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo.

Para mais conteúdos

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!