Acesso para a segunda divisão estadual já havia sido conquistado quando o time de Santos passou para a decisão do torneio

A Portuguesa Santista venceu o Marília por 2 a 0 e conquistou o título do Paulistão A3 2026, após empatar o jogo da ida em 2 a 2.
O segundo jogo da final foi na manhã do domingo (26) no estádio Ulrico Mursa em Santos, no litoral de São Paulo.
A Briosa abriu o placar aos 29 minutos do primeiro tempo, em um contra-ataque puxado pelo lateral Tico na direita, que cruzou para o meia Yohan Marcellus bater de primeira e deixar o placar em 3 a 2 para a Portuguesa Santista no agregado.
Ver essa foto no Instagram
O jogo foi paralisado por cerca de cinco minutos na reta final do segundo tempo. A confusão começou após uma disputa de bola entre João Lucas (Marília) e Rafinha (Portuguesa Santista).
A Briosa fez o segundo gol, e o gol do título, aos 47 minutos do segundo tempo, depois que o meia Gabriel Henrique cruzou para a finalização do atacante Jeferson Caxito. Durante a comemoração, parte do alambrado do estádio caiu. Não há informações sobre feridos.
Após o apito final, teve início uma outra briga entre as duas equipes. No placar agregado, a Portuguesa Santista venceu o Marília por 4 a 2.
Confira o segundo gol:
Ver essa foto no Instagram
Este é o segundo título do técnico Sérgio Guedes com a Portuguesa Santista. Antes, ele havia sido campeão da Copa Paulista em 2023, levando o clube de Santos para sua segunda disputa de Copa do Brasil.
O treinador também conquistou o acesso para a Série A2 do Paulistão de 2019, ao chegar à final do Paulista A3 de 2018.
A partida também foi a última do ano para a Portuguesa Santista no futebol profissional masculino, já que a equipe de Santos não disputará a Copa Paulista no segundo semestre.
Assim, a Briosa volta a campo na disputa da Série A2 do Campeonato Paulista de 2027.