Partida com a Portuguesa (RJ) celebra o centenário da equipe carioca, que surgiu pela influência direta da Portuguesa Santista
Rodrigo Florentino
Publicado em 16/12/2024, às 10h30 - Atualizado às 11h28
A Portuguesa Santista viaja para o Rio de Janeiro, para enfrentar a co-irmã Portuguesa (RJ), também conhecida como Lusa Carioca, em amistoso que celebra o centenário do time da ilha do Governador. A partida será na terça-feira (17), às 16h, no estádio Luso-Brasileiro, próximo ao aeroporto do Galeão.
A entrada custa um quilo de alimento não perecível. Até o momento, não há informação se a partida será transmitida.
A relação entre as duas equipes é histórica. Empresários portugueses, do ramo de sacos vazios e usados, viajaram para Santos, em 1924, onde conheceram a Portuguesa Santista, fundada em 20 de novembro de 1917. Na cidade, disputaram uma partida de futebol contra trabalhadores locais do mesmo ramo. O jogo terminou empatado em 1 a 1.
Ao retornar ao Rio de Janeiro, os empresários Constantino Paiva e Joaquim Martins Leal se juntaram com patrões e trabalhadores do ramo, para fundar a Portuguesa Carioca, no dia 17 de dezembro de 1924. Seu primeiro presidente foi Luiz Gomes Teixeira. O estádio Luso-Brasileiro fica na rua Haroldo Lobo, n° 400, na ilha do Governador.
Rodrigo Florentino
Formado em Comunicação Social na Univesidade Santa Cecília (UniSanta)