Retorno foi confirmado pelo presidente Marcelo Teixeira; Thiago Maia abriu mão de dívidas que o Santos tinha com ele; Deivid já está anunciado
Lucas Santos
Publicado em 20/02/2025, às 15h02 - Atualizado às 15h18
Depois do retorno de Neymar, mais dois meninos da Vila decidiram voltar ao Santos: Deivid Washington, de 19 anos, e Thiago Maia, de 27. A informação foi confirmada pelo presidente do clube, Marcelo Teixeira, em entrevista ao canal Varanda Futebol Debate, no Youtube; Deivid já foi anunciado oficialmente na tarde desta quinta-feira (20). Agora, o Peixe está com o elenco fechado e não pretende contratar outros jogadores nesta janela de transferências.
Deivid subiu da base para o elenco profissional do Santos em abril de 2023, mas foi vendido para o Chelsea, da Inglaterra, em agosto do mesmo ano. Mesmo curta, a primeira passagem do centroavante pelo Peixe foi suficiente para que ele caísse nas graças da torcida, que já o acompanhava na base.
Thiago Maia ficou por mais tempo. Na primeira passagem, entre janeiro de 2015 e julho de 2017, o volante também agradou à torcida, mas a saída para o Lille, da França, foi conturbada. Ele entrou na Justiça contra o Santos, em busca de valores trabalhistas que o clube não pagara, e que giravam em torno de 25 milhões de reais; essa era uma das questões que dificultavam a atual volta ao Peixe. Porém, essas barreiras foram quebradas pela vontade do jogador de voltar ao time.
Na entrevista ao Varanda, Marcelo Teixeira explicou que o volante abriu mão dos juros e correções da dívida para facilitar a negociação. “Isso foi preponderante para que houvesse o acerto também, a questão financeira. O Santos tinha uma dívida alta, já estava em Brasília, para praticamente ser deferido a favor do atleta. [Porém,] pela vontade de voltar ao Santos, ele abriu mão dos juros, das correções. Isso para nós foi fundamental para que, no final dessa negociação, concluírmos positivamente”, contou Marcelo.
Deivid é um jogador versátil. Por mais que sua posição mais confortável seja a de centroavante, o jogador já atuou em todas as posições do ataque, na base: ponta esquerda, direita e segundo atacante. Dito isso, o mais provável é que ele dispute posição com Tiquinho Soares. O menino da Vila traz opções variadas para o técnico Pedro Caixinha.
Já Thiago Maia proporciona criação ao meio campo. O jogador atua prioritariamente como segundo volante, ou seja, marca, mas tem a saída de bola como característica. Desta forma, ele chega para disputar posição com Gabriel Bontempo e Diego Pituca, que vem em má fase e virou reserva.
Deivid já está nas dependências do clube e fica até 31 de dezembro deste ano. Thiago deve chegar a Santos nesta quinta-feira (20) e, até o momento desta publicação, os detalhes do seu contrato ainda não foram revelados. A próxima partida do Peixe, última da fase de grupos do Campeonato Paulista, é no domingo (23), às 18h30, contra a Inter de Limeira. O jogo será transmitido na CazeTV;Uol Play;Nosso Futebol eZapping TV.
Lucas Santos
Estudante de Jornalismo Digital na Uniasselvi