SÃO SEBASTIÃO

Maresias recebe o projeto Onda Azul neste sábado

Projeto proporciona aulas de surfe para pessoas com transtorno do espectro autista

Da Redação
Publicado em 21/02/2019, às 10h16 - Atualizado em 23/08/2020, às 18h46

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação/Instituto Gabriel Medina
Divulgação/Instituto Gabriel Medina

A praia de Maresias, na Costa Sul de São Sebastião, recebe neste sábado, 23, às 9h, o projeto Onda Azul, que proporciona aulas de surfe para pessoas com transtorno do espectro autista. 

Esta será a primeira aula da iniciativa, que tem vagas abertas durante o ano inteiro. Para participar é necessário se inscrever na Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI) ou pelo e-mail: [email protected]. A prefeitura explica que, quando as vagas forem preenchidas, será aberta uma lista de espera. Para fazer a inscrição será necessário preencher um questionário, um termo de responsabilidade, assinar uma autorização para uso de imagem e entregar uma foto 3x4.

Uma das coordenadoras do Onda Azul em São Sebastião, Sandra Lamb, comentou da importância dele para o município. Ela completou: “Os objetivos propostos pelo projeto em sua origem tem sido alcançados além do previsto, é visível o desenvolvimento do surfista, a felicidade de todos eles, das famílias e dos voluntários. Agradeço o apoio de todos os nossos colaboradores e do meu parceiro e também coordenador do Onda Azul em São Sebastião, Ubiratan Mourão”.

Projeto

São Sebastião é uma das quatro cidades do Brasil a contar com o projeto idealizado e colocado em prática, em 2015, por cinco amigas que viviam em Florianópolis, em Santa Catarina. Elas viram no surfe uma ferramenta para o desenvolvimento das habilidades de comunicação e interação social, trabalhar aspectos sensoriais utilizando o ambiente da praia, articular ambientes e momentos de interação do autista com a sociedade e, com isso, colaborar para o desenvolvimento psicomotor através da prática esportiva e promover noções de educação ambiental para os autistas, famílias e a comunidade em geral.

A partir de 2017 o Onda Azul passou a ocorrer também em São Sebastião, com a parceria e apoio da prefeitura, do Instituto Gabriel Medina e do Instituto Esporte Educação e da Arte Sup; sempre com realização da Associação Onda Azul.

A Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), está localizada na avenida Guarda Mor Lobo Viana, 812.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!