Julia Kato Lima, atleta de apenas 13 anos, já coleciona dezenas de medalhas, conquistadas em apenas oito anos de carreira
Matheus Alves
Publicado em 29/03/2024, às 15h31
A jovem atleta Julia Kato Lima, de 13 anos, desde cedo vem conquistando a vitória em diversos campeonatos, municipais, regionais ou estaduais, e desta vez chegou o momento de mostrar seu talento em um dos campeonatos mais importantes da modalidade na América Latina.
Em meados de março, a judoca se tornou vice-campeã em sua categoria na Copa São Paulo de Judô e trouxe a medalha de prata para Bertioga, se consagrando como um dos maiores nomes do esporte na região da Baixada Santista.
“É um sentimento indescritível. Foi o resultado de muita preparação e disciplina. Se não fosse por meus colegas de treino e meu sensei eu não teria conquistado esta vitória tão importante”, afirmou Julia, em entrevista exclusiva para o Portal Costa Norte.
A jovem atleta revela que os desafios começam antes mesmo de subir no tatame: “O atleta precisa bater o peso, e isso por si só pode mexer no psicológico da pessoa. É preciso fortalecer a mente além do corpo”, declarou a judoca.
A judoca disputou na categoria sub 15 médio, até 57 kg. No início do mês ela já havia disputado a seletiva estadual para o Campeonato Brasileiro, em Curitiba.
O pai de Julia, o sensei Alexandre Lima, comenta que mesmo não sendo mais o treinador de sua filha os resultados que ela vem conquistando dão orgulho: “Como pai eu filho muito alegre com a vitória dela. As vezes é difícil separar o pessoal do profissional, principalmente quando vamos analisar tecnicamente o desempenho”.
A jovem revelação do judô treina na Vila do Bem de Boraceia, localizado no extremo norte da cidade de Bertioga. Alexandre é professor neste polo: “Existe o programa da prefeitura que atende cerca de 40 alunos, mas também temos um projeto social realizado pela Associação Desportiva Cristã através do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente que atende com judô e jiu-jitsu em Guaratuba (Escola José Carlos Buzinaro), Boraceia (EMEIF BORACEIA) e Chácaras Mogiano (Instituto Boraceia jiu-jitsu), no total são cerca de 150 atendimentos”, explica o pai de Julia Kato.
Matheus Alves
Formado em 2019 pela Universidade Paulista (Unip-Santos). Atua nas áreas de política e cultura geek.