Gabriel Medina chega à terra natal nesta quarta-feira

Costa Norte
Publicado em 23/12/2014, às 12h18 - Atualizado em 23/08/2020, às 14h29

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte
Medina conquista o primeiro título do Brasil em 38 anos da história do circuito

O fenômeno de Maresias, que completou 21 anos de idade, na segunda-feira, 22, será recebido nesta quarta-feira, 22, em Maresias. A recepção e homenagens ao surfista GABRIEL MEDINA foi cancelada devido as fortes chuvas que caíram na região, sem previsão para as homenagens. Gabriel Medina é o novo campeão mundial do Samsung Galaxy ASP World Championship Tour, conquistando, no Havaí, o primeiro título do Brasil em 38 anos da história do circuito, iniciado em 1976. Com apenas 21 anos de idade, o novo fenômeno do esporte recebeu a troféu de melhor surfista do mundo do tricampeão Mick Fanning, 33, depois de uma final eletrizante do Billabong Pipe Masters com outro representante da nova geração do surfe, Julian Wilson, 26. Ao ser coroado, Medina comemorou: "Este é o dia mais feliz da minha vida. É incrível que a gente tem um sonho e, hoje, se tornou realidade, então não estou mais sonhando, é verdade, mas ainda nem consigo acreditar. Sei que este não era um sonho só meu, mas da minha família também e de todos os brasileiros. Muitos caras tentaram, o Fábio Gouveia e o Teco Padaratz, que abriram as portas do circuito mundial para nós, o Adriano de Souza, mas não sei por que Deus me escolheu para conseguir isso e só tenho a agradecer a Ele e a todos que torceram por mim, que sei que são muitos. Eu amo surfar, e se não tivesse dinheiro em jogo, eu iria surfar porque amo fazer isso e este título não é só meu, é para todos nós brasileiros".

O título mundial de Gabriel Medina foi o último da história da Association of Surfing Professionals (ASP), entidade que, em 1983, substituiu a International Professional Surfers (IPS), que organizou o circuito desde o seu início, de 1976 até 1982. A partir de 2015, a ASP muda de nome para World Surf League com a sigla WSL. O primeiro campeão do Brasil agora pode inaugurar uma nova era. O Billabong Pipe Masters também definiu a relação final dos top-34, que vão disputar o primeiro título mundial da World Surf League no ano que vem. No entanto, ninguém conseguiu ingressar no grupo dos 22 primeiros colocados no ranking que são mantidos na elite. Quem mais carregou a esperança de conseguir isso foi o brasileiro Alejo Muniz, no entanto, ele necessitava da vitória no Havaí para permanecer no WCT. Ele até se destacou ao derrotar onze vezes o campeão mundial Kelly Slater e o tricampeão Mick Fanning, surfando ótimos tubos no backdoor, mas parou no australiano Adrian Buchan, nas quartas-de-final e terminou em 26º lugar. Além de Alejo Muniz, quem também ficou de fora do grupo, e que vai disputar o título mundial no ano que vem, foi o carioca Raoni Monteiro. Mas, o número de sete brasileiros que disputou o último WCT da ASP será o mesmo no primeiro circuito da World Surf League, com o paulista Wiggolly Dantas e o potiguar Italo Ferreira sendo as duas novidades classificadas pelo G-10 do Qualification Series, para substituí-los na seleção verde-amarela de 2015. Eles serão os reforços na equipe comandada pelo novo campeão mundial Gabriel Medina, os também paulistas Adriano de Souza, Filipe Toledo e Miguel Pupo e o potiguar Jadson André.

Temporada verde amarela O inédito título de Gabriel Medina no WCT consagrou uma temporada verde-amarela no circuito mundial deste ano. O também paulista Filipe Toledo foi o número 1 do ASP Qualification Series e a cearense Silvana Lima confirmou o seu retorno à elite das top-16 do WCT, também em primeiro lugar neste mesmo ranking da categoria feminina. O Brasil ainda ficou muito próximo de conquistar mais dois títulos mundiais em 2014, com o carioca Phil Rajzman, no Longboard, e o paulista Deivid Silva, no Pro Junior. Nos pranchões, a carioca Chloe Calmon também conseguiu um feito inédito para o Brasil com o terceiro lugar conquistado nas semifinais do Mundial de Longboard na China.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!