Partida também contou com comemoração do atacante em homenagem a Vinícius Júnior e confusão com Thiago Mendes; próximo jogo será contra o Mirassol, no dia 10 de março

Com dois gols de Neymar, o Santos venceu o Vasco por 2 a 1 e conquistou a primeira vitória no Brasileirão. A partida, válida pela 4ª rodada, ocorreu nesta quinta-feira (26) na Vila Belmiro.
No início da partida, aos nove minutos, Gabriel Brazão fez grande defesa em chute cara a cara de Nuno Moreira.
O primeiro gol de Neymar saiu aos 25 minutos. Após contra-ataque puxado por Gabriel Bontempo, o Menino da Vila passou para Moisés, que devolveu para Neymar chutar de primeira no canto do gol.
Na comemoração, Neymar fez uma dancinha na bandeira de escanteio em homenagem a Vinícius Júnior, que foi vítima de racismo no jogo contra o Benfica, pela UEFA Champions League.
A CHAPADINHA NO CANTO! O primeiro gol de Neymar Jr! ⚽ pic.twitter.com/2TiJZ5OSqE
— Santos FC (@SantosFC) February 27, 2026
Nos acréscimos do primeiro tempo, o Vasco empatou a partida com gol de Barros. O segundo gol de Neymar saiu aos 15 minutos do segundo tempo. Após falha da zaga adversária, Willian Arão cruzou para Neymar, que fez um golaço de cobertura.
Mais uma PINTURA de NEYMAR JR com o MANTO SAGRADO! ⚽✨ pic.twitter.com/mqBPQWIB6W
— Santos FC (@SantosFC) February 27, 2026
Durante a partida, chamou a atenção um embate entre Neymar e Thiago Mendes, volante do Vasco. Ambos se desentenderam duas vezes durante o primeiro tempo, após Neymar sofrer falta e cobrar o atleta vascaíno.
No intervalo, em entrevista para o SporTV, Neymar relembrou uma confusão entre ambos quando estavam no futebol francês. Em 14 de dezembro de 2020, Neymar foi atingido por Thiago Mendes em um jogo entre PSG e Lyon. Neymar saiu de maca, e Thiago Mendes foi expulso.
Sempre ele. Sempre ele quer arrumar confusão, sempre ele quer dar uma de machão, é sempre assim. Com todo respeito, é um babaca. Já me quebrou uma vez no PSG e me prometeu hoje. Então vamos ver se ele é homem o suficiente para me quebrar de novo", disse Neymar.
Em entrevista no final do jogo, também para o SporTV, Thiago Mendes amenizou a situação.
É normal, é futebol, cada um tem que defender sua equipe. Eu pedi um pouco de respeito na comemoração dele, ele me desrespeitou. O jogo foi de um apito só para Neymar, mas não podemos fazer nada, levantar a cabeça e focar no Carioca", concluiu Thiago.
Com o resultado, o Santos está em 13° lugar com quatro pontos. A equipe volta aos gramados no próximo dia 10 de março (terça) contra o Mirassol, no estádio José Maria de Campos Maia, pelo Campeonato Brasileiro.