Festival exibe filmes sobre a história do futebol feminino

Gazeta Esportiva
Publicado em 04/11/2020, às 20h46 - Atualizado às 20h46

FacebookTwitterWhatsApp
Festival exibe filmes sobre a história do futebol feminino - Divulgação / Internet
Festival exibe filmes sobre a história do futebol feminino - Divulgação / Internet

Uma parceria entre o Cinefoot (Festival de Cinema de Futebol),  Museu do Futebol e ONU Mulheres realiza um festival para destacar a presença feminina no audiovisual, com edição especial sobre a história do futebol feminino a partir desta quinta-feira.

O evento acontece até este domingo, e será realizado de maneira online e gratuita. Serão exibidos 16 filmes, na plataforma Looke, sete episódios de podcasts, além de duas masterclass, dois seminários e duas mesas ao vivo, que serão transmitidas no canal do Museu do Futebol no Youtube.

O Cinefoot Mulheres surge a partir da mobilização de atletas, treinadoras, gestoras, e diversas profissionais que cobram mais investimentos e uma estrutura sólida para o desenvolvimento do futebol feminino no Brasil.

"O Museu do Futebol apoia o CINEfoot desde sua primeira edição, e é incrível participar agora do nascimento de um festival dedicado ao futebol feminino. A modalidade é uma causa nossa, porque o futebol é o maior exemplo de como operam as estruturas machistas na nossa sociedade, e desconstruir isso passa pela cultura", afirma Marília Bonas, diretora técnica do Museu do Futebol.

Entre as mais de 44 convidadas do evento estão a centroavante Cristiane Rozeira, maior artilheira do futebol feminino na história dos Jogos Olímpicos, Aline Pellegrino, ex-jogadora de seleção brasileira e Coordenadora de Competições Femininas da CBF, Emily Lima, ex-treinadora da Seleção Brasileira feminina e atual técnica da seleção equatoriana. Além delas, estarão presentes pesquisadoras e jornalistas especializadas no futebol feminino.

Uma das pesquisadoras convidadas, Aira Bonfim comemorou a realização do evento, protagonizado pelas próprias mulheres que atuam e estudam o futebol feminino.

"É pensar que as mulheres ocuparam esse debate, elas não foram convidadas. Mas, transgrediram um ambiente que é machista, que é misógino. E de alguma forma estão contando histórias, que por vezes não foram reveladas ao longo dos mais de 100 anos do futebol no país e agora podem falar a linguagem do cinema", celebra.

A programação completa do evento, com detalhes de cada filme exibido, é encontrada no site do Cinefoot (https://www.cinefootw.art.br/).

Fonte: Gazeta Esportiva

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!