O Brasil está garantido nas quartas de final dos torneios masculino e feminino de futebol nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, mantendo uma escrita de mais de 45 anos. A última vez que uma Seleção Brasileira não passou da primeira fase em uma Olimpíada foi em Munique, em 1972.
No futebol masculino, a sequência contempla 12 Jogos Olímpicos, para os quais a Seleção não se classificou em apenas três (1980, 1992 e 2004). Nas nove participações do Brasil, foram seis pódios, com uma medalha de ouro, três medalhas de prata e uma medalha de bronze.
No futebol feminino, a sequência é ainda mais regular. O torneio só começou a fazer parte dos Jogos em 1996 e, desde então, o Brasil sempre marcou presença. Em todas elas, a Seleção Brasileira garantiu vaga na segunda fase.
No futebol, o Brasil é o país com mais presenças no pódio, somando as duas modalidades: são oito ao todo. É do Brasil a jogadora com mais gols na história dos Jogos Olímpicos: Cristiane, com 14. E também veste a Amarelinha a jogadora com mais participações olímpicas no futebol: Formiga, que está em seu sétimo torneio.
Jogos Olímpicos de Tóquio
Até o momento, de acordo com os dados do Footstats, a relação é muito parecida. Enquanto a equipe masculina marcou sete gols, a feminina marcou nove. Em gols sofridos, são três para cada lado. Em finalizações, são 17 para os jogadores e 17,3 para as atletas.
Agora é mata-mata no futebol em #Tokyo2020:
📊 Nªs masculino:
▸ 7 gols feitos
▸ 3 gols sofridos
▸ 17 finalizações PJ
▸ 1 gol a cada 7,2 finaliz
📊 Nªs feminino:
▸ 9 gols feitos
▸ 3 gols sofridos
▸ 17,3 finalizações PJ
▸ 1 gol a cada 5,7 finaliz
Qual seu palpite? 🥇🥈🥉 pic.twitter.com/fop7nhbHqb
— Footstats I2A (@Footstats) July 28, 2021
Para seguir escrevendo essa história, o Brasil entra em campo para dois grandes jogos pelas quartas de final da Olimpíada de Tóquio 2020. Na sexta-feira, às 5 horas (horário de Brasília), a Seleção Feminina enfrenta o Canadá. No dia seguinte, às 7 horas, a Seleção Masculina disputa contra o Egito.
Comentários