Chave conta ainda com Coreia do Sul, África do Sul e República Tcheca; abertura será no dia 11 de junho, no estádio Azteca, na capital mexicana

O Grupo A da Copa do Mundo de 2026 pode ser considerado um dos mais equilibrados da competição.
Formado por México, Coreia do Sul, África do Sul e República Tcheca, a chave terá o jogo de abertura do torneio no dia 11 de junho, quando mexicanos e sul-africanos medirão forças no estádio Azteca, na Cidade do México, a partir das 16h (horário de Brasília).
Outras partidas do Grupo em solo mexicano terão como palco o estádio Akron, em Guadalajara, e o estádio Gigante del Acero, em Monterrey. E uma única partida será nos Estados Unidos, em Atlanta.
Confira: Inverno se aproxima: 3 praias para surfar no litoral norte de SP nos dias mais frios
O anfitrião México participará de sua 18ª Copa do Mundo. Em suas melhores campanhas, nos anos de 1970 e de 1986, oportunidades nas quais sediou a competição, a Tricolor alcançou as quartas-de-final.
Ver essa foto no Instagram
A equipe mexicana tem como comandante um velho conhecido, Javier Aguirre, que já comandou a equipe nas Copas de 2002 e de 2010. Com um elenco sem grandes estrelas, as esperanças de uma grande campanha se concentram nos experientes Raúl Jiménez (atacante do Fulham) e Guillermo Ochoa (goleiro com cinco Copas no currículo).
A segunda equipe envolvida no jogo de abertura, a África do Sul, é a seleção menos experiente em Mundiais nesta chave. Comandados pelo técnico belga técnico Hugo Broos, os Bafana Bafana participarão de sua quarta Copa do Mundo.
Ver essa foto no Instagram
Para superar a primeira fase da competição pela primeira vez na história, a equipe africana aposta em dois jogadores do Mamelodi Sundowns (time sul-africano que foi uma das surpresas da Copa do Mundo de Clubes de 2025), o goleiro Ronwen Williams e o meio-campista Teboho Mokoena.
Outro destaque dos Bafana Bafana é o atacante Lyle Foster, do Burnley (Inglaterra).
Veja também: Inscrições disponíveis para a 2ª Corrida do Centro Histórico de Santos
Já a Coreia do Sul disputa sua 12ª Copa. Os Tigres da Ásia serão comandados na competição por um velho conhecido, o ex-jogador Hong Myung Bo, técnico da seleção sul-coreana no Mundial de 2014, disputado no Brasil.
Ver essa foto no Instagram
A equipe conta com bons valores. O principal nome é Son Heung-min. Aos 33 anos de idade, o atacante atualmente está no Los Angeles FC (EUA), mas viveu o ápice de sua carreira no Tottenham (Inglaterra). Também chamam a atenção o zagueiro Kim Min-jae, do Bayern de Munique (Alemanha), e o meio-atacante Lee Kang-in, do PSG (França).
A quarta componente do grupo é a República Tcheca. Herdeira das participações da antiga Tchecoslováquia, a seleção europeia disputa a sua décima Copa do Mundo. A equipe comandada pelo técnico Miroslav Koubek conseguiu a classificação para o Mundial na repescagem europeia, eliminando a Irlanda e a Dinamarca, mas sempre na dramaticidade nos pênaltis.
O grande nome da equipe é o centroavante Patrik Schick, que defende o Bayer Leverkusen (Alemanha).
Ver essa foto no Instagram
* Com informações da Agência Brasil