FALTAM 23 DIAS

Especial Copa do Mundo: todo dia uma seleção; conheça os Estados Unidos

Portal Costa Norte apresenta curiosidades do país e principais craques das 32 seleções participantes; EUA é a seleção de hoje

Da redação
Publicado em 28/10/2022, às 09h04 - Atualizado às 09h30

FacebookTwitterWhatsApp
Os Estados Unidos estão no grupo B da Copa do Mundo ao lado da Irã, Estados Unidos e País de Gales. A estreia é contra País de Gales, no dia 21 de novembro, às 16h (Horário de Brasília). Especial Copa do Mundo: todo dia uma seleção; conheça os EUA seleção  - Foto: FAF
Os Estados Unidos estão no grupo B da Copa do Mundo ao lado da Irã, Estados Unidos e País de Gales. A estreia é contra País de Gales, no dia 21 de novembro, às 16h (Horário de Brasília). Especial Copa do Mundo: todo dia uma seleção; conheça os EUA seleção - Foto: FAF

Faltam 23 dias para a Copa do Mundo do Catar. Um Mundial diferente, que traz diversas curiosidades e promete ser histórico.

A data é diferente do habitual, começando no dia 20 de novembro e com a final no dia 18 de dezembro.

Esta será a primeira Copa do Mundo no Oriente Médio, tornando a edição muito mais exclusiva. 

Outra grande curiosidade da Copa do Mundo de 2022 é o fato desta copa ser a última com 32 (trinta e duas) seleções participantes. 

As próximas contarão com 48 (quarenta e oito) seleções, tornando o evento muito maior e mais democrático, transformando assim a dinâmica das Copas do Mundo. 

Nas competições anteriores, as seleções levavam 23 jogadores incluindo três goleiros. Em 2022, houve um aumento do limite de inscritos para até 26 jogadores — regra aprovada pelo Conselho da Fifa.

O time

E para continuarmos o nosso especial sobre as 32 seleções da Copa do Mundo, vamos falar hoje sobre os EUA, que está do Grupo B.

A seleção americana volta a disputar a Copa do Mundo após ficar de fora na edição de 2018. Assim, essa será sua 12ª participação na competição.

seleção dos Estados Unidos possui uma boa geração. Com jovens e mais experientes, o elenco contém nomes que se destacam no futebol europeu. Entretanto, não está no grupo de seleções favoritas para a Copa do Mundo de 2022.

Com Inglaterra, País de Gales e Irã, a Seleção Americana briga por uma das vagas no grupo B. Os ingleses e galeses são os favoritos, mas os norte-americanos podem surpreender e passar da fase de grupos.

Em 1994, a Copa foi realizada nos Estados Unidos. Assim, a Seleção Americana perdeu para o Brasil por 1 x 0, jogo que aconteceu nas oitavas de final. Em 1998, ficou na fase de grupos. Porém na Copa de 2002, fez uma campanha surpreendente e parou nas quartas de final, partida que foi diante da Alemanha.

Por fim, no ano de 2006, parou na fase de grupos. Em 2010, perdeu para Gana por 2 x 1 e em 2014 eliminada pela Bélgica em jogo válido pelas oitavas de final.

O país

Formado por 50 estados que cobrem uma boa parte da América do Norte, este país gigante é um dos destinos mais populares do mundo por conta de sua paisagem diversificada, belos parques nacionais, atrações históricas, marcos icônicos e parques temáticos que agradam a todos.

Você sabia que a bandeira dos Estados Unidos já teve 27 versões diferentes? Mas as clássicas listras vermelhas e brancas sempre estiveram presentes. A diferença é que, ao longo dos anos, foram adicionadas estrelas, representando novos estados.

A curiosidade dos Estados Unidos mais interessante em relação a isso é que a bandeira atual – com 50 estrelas – foi projetada por um estudante de 17 anos, Robert G. Helft, que era um aluno do ensino médio.

Na cultura americana, o café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia. 

Diferente de nós (brasileiros), que muitas vezes estamos acostumados a comer um pão com manteiga, acompanhado de um café preto, o café da manhã nos EUA é mais farto para dar a energia necessária para enfrentar a correria do dia a dia. 

Os alimentos mais populares para esta refeição são: panquecas, ovos, bacon, carnes, torradas, waffles, cereais e complementos diversos, como pasta de amendoim e geleias.

Eis mais uma curiosidade sobre os Estados Unidos surpreendente: apesar de parecer, o Central Park não é um parque natural.

Muitas pessoas não sabem, mas ele foi construído de forma artificial, com o objetivo de anexar uma área de natureza à cidade de Nova York. 

O local tem uma imensa área verde, com 341 hectares, onde é possível curtir momentos de lazer e tranquilidade, aproveitar diversos playgrounds, passear de barco ou carruagem, comer em restaurantes, assistir a apresentações de artistas de rua, entre outros atrativos.

É comum muita gente acreditar que o hambúrguer é a comida queridinha dos americanos, mas uma das curiosidades sobre a culinária dos Estados Unidos é que a pizza é a favorita da população.

Para se ter ideia da importância do alimento no país, foi criado até um feriado que celebra o Dia Nacional da Pizza: dia 9 de fevereiro.

Para atender à demanda dos americanos, existem mais de 66 mil pizzarias espalhadas pelo país, onde são vendidas tanto a versão tradicional, com a massa fina que estamos acostumados no Brasil, quanto a versão mais grossa, típica americana.

Em 4 de julho é comemorado o Dia da Independência dos Estados Unidos, data em que os norte-americanos celebram a separação das antigas Trezes Colônias do Império Britânico, ou seja, quando foi declarada a independência do país. 

As comemorações são marcadas por eventos esportivos, desfiles, fogos de artifício, venda de comidas típicas, entre outras tradições, e são uma oportunidade única de mergulhar na cultura dos Estados Unidos. As festas mais famosas acontecem na Filadélfia, em San Diego, Nova Orleans e Boston. 

Falando nisso, outro feriado super importante para os americanos é o Dia de Ação de Graças (24 de novembro), data em que se reúnem com suas famílias para agradecerem as bênçãos recebidas.

Com certeza, você já notou, em filmes que se passam nos Estados Unidos, algo bem diferente das vizinhanças brasileiras: as casas não costumam ter muros.

O motivo é simples: as cidades americanas são, em grande maioria, seguras.

Por isso, é comum vermos muitas casas sem muros e portões, geralmente com jardins e calçadas amplas, perfeitas para as crianças brincarem.

Muitos norte-americanos são supersticiosos e acreditam que o número 13 traz azar. 

Há quem acredite que a origem da crença é de 5000 a.C, dos povos sumérios, que viam o número 13 como “torto”, não servindo como medida de tempo, de espaço e nem para frações e múltiplos. Há também uma versão atrelada à religião, já que nas Sagradas Escrituras o capítulo 13 do livro do Apocalipse faz referência ao anticristo e à besta.

Seja qual for a origem, a questão é que a crença permanece até hoje na cultura dos Estados Unidos. Para evitar o mau agouro, o povo simplesmente pula do número 12 para o 14 em variadas situações. 

Um exemplo disso é que oito em cada dez edifícios em Nova York não têm 13º andar, inclusive o número nem existe nos elevadores e apenas alguns locais usam esse andar como sala de funcionários, para não ficar completamente inutilizado.

Grupo B

Os Estados Unidos estão no grupo B da Copa do Mundo ao lado da Irã, Estados Unidos e País de Gales.

A estreia é contra País de Gales, no dia 21 de novembro, às 16h (Horário de Brasília).

Com informações

Melhores Momentos da Vida

Quinto Quarto BR

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!