COPA DO MUNDO

Especial Copa do Mundo: todo dia uma seleção; conheça o Uruguai

Portal Costa Norte apresenta curiosidades do país e principais craques das 32 seleções participantes; Uruguai é a seleção de hoje

Da redação
Publicado em 22/11/2022, às 14h36 - Atualizado às 15h29

FacebookTwitterWhatsApp
O Uruguai está no grupo H da Copa do Mundo ao lado de Portugal, Coreia do Sul e Gana. A estreia é contra a Coreia do Sul, no dia 24 de novembro, às 10h (de Brasília). Especial Copa do Mundo: todo dia uma seleção; conheça o Uruguai selecao uruguai - Foto: FUF
O Uruguai está no grupo H da Copa do Mundo ao lado de Portugal, Coreia do Sul e Gana. A estreia é contra a Coreia do Sul, no dia 24 de novembro, às 10h (de Brasília). Especial Copa do Mundo: todo dia uma seleção; conheça o Uruguai selecao uruguai - Foto: FUF

A Copa do Mundo do Catar já começou. Um Mundial diferente, que traz diversas curiosidades e promete ser histórico.

A data é diferente do habitual, começando em novembro e com a final no dia 18 de dezembro.

Esta será a primeira Copa do Mundo no Oriente Médio, tornando a edição muito mais exclusiva. 

Outra grande curiosidade da Copa do Mundo de 2022 é o fato desta copa ser a última com 32 (trinta e duas) seleções participantes. 

As próximas contarão com 48 (quarenta e oito) seleções, tornando o evento muito maior e mais democrático, transformando assim a dinâmica das Copas do Mundo. 

Nas competições anteriores, as seleções levavam 23 jogadores incluindo três goleiros. Em 2022, houve um aumento do limite de inscritos para até 26 jogadores — regra aprovada pelo Conselho da Fifa.

O time

E para continuarmos o nosso especial sobre as 32 seleções da Copa do Mundo, vamos falar hoje sobre o Uruguai, que está do Grupo H.

Superada a tormenta vivida nas Eliminatórias Sul-Americanas, o Uruguai finalmente conquistou seu lugar na Copa do Mundo FIFA de 2022, no Qatar, para fazer a quarta participação consecutiva no torneio. A Celeste quase se viu eliminada, o que forçou os dirigentes da federação uruguaia a mudarem o emblemático capitão do barco charrua: o treinador Óscar Tabárez deixou o cargo após 15 anos e foi substituído por Diego Alonso.

Com quatro vitórias em quatro jogos, Alonso arrumou a casa e confirmou a classificação para o evento mais importante do calendário futebolístico.

Depois de sofrer, o Uruguai irá em busca do tricampeonato. As expectativas são altíssimas em um país que sempre compete com a tradicional garra charrua como bandeira. Não deixa de ser surpreendente que uma nação com pouco mais de três milhões de habitantes seja capaz de gerar tamanha quantidade de talentos.

Rumo ao Mundial, a seleção contará com vários nomes históricos que tentarão continuar escrevendo páginas importantes e com jovens revelações que miram os principais clubes da Europa.

O país

O povo uruguaio adora o seu hino. Ele tem nada menos do que 6 minutos de duração. A sorte que durante competições de futebol e de outros esportes só é executada uma parte, assim como acontece com o hino brasileiro. É conhecido por Himno Nacional, sendo uma composição de Francisco Acuña de Figueroa, o mesmo autor da letra do hino paraguaio.

O Uruguai é o segundo menor país da América do Sul, ficando à frente apenas do Suriname, perdendo até mesmo para a Guiana. São apenas 176 mil quilômetros quadrados, o que representa nove vezes menos do que o estado do Amazonas.

A população do Uruguai praticamente não cresce há mais de três décadas. Atualmente são 3,4 milhões de habitantes no país, sendo que 51,7% são mulheres. Principal cidade do país, a capital Montevidéu conta com 1,3 milhão de pessoas. 
Possui edifícios antigos, quem vai até lá não pode deixar de visitar a Plaza Independencia, o Teatro Solís, Calle Sarandí e a Plaza Constituición.

O Brasil ocupou o Uruguai duas vezes ao longo do século XIX. Inicialmente o país foi incorporado em 1822, quando era chamado de Província Cisplatina, seguindo nesta condição até 1825. Os brasileiros foram expulsos pelo líder Juan Antonio Lavalleja, com ajuda de argentinos. Os uruguaios comemoram a independência no dia 25 de agosto.

Em 2017 a venda de maconha passou a ser permitida em farmácias, foi no dia 19 de julho, que o Uruguai se tornou o primeiro país do mundo a permitir o comércio da droga para fins recreativos. A legislação foi aprovada em 2013, possibilitando a produção residencial ou autocultivo, produção cooperativa e a compra em farmácias.

Você já comeu chivitos? É um sanduíche de carne, com outros ingredientes, bem popular na culinária uruguaia. Ele conta com molho de maionese e é servido com batatas fritas, ou salada russa como acompanhamento. É um dos pratos mais consumidos por quem visita o país, sendo vendido por restaurantes e bares.

Grupo H

O Uruguai está no grupo H da Copa do Mundo ao lado de Portugal, Coreia do Sul e Gana.  

A estreia é contra a Coreia do Sul, no dia 24 de novembro, às 10h (de Brasília).

Com informações

Fifa

4Oito

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!