FALTAM 27 DIAS

Especial Copa do Mundo: todo dia uma seleção; conheça o Senegal

Portal Costa Norte apresentará curiosidades do país e principais craques das 32 seleções participantes; Senegal é a seleção de hoje

Da redação
Publicado em 24/10/2022, às 09h14 - Atualizado às 10h30

FacebookTwitterWhatsApp
Senegal está no grupo A da Copa do Mundo, ao lado de Catar, Equador e Holanda Especial Copa do Mundo: todo dia uma seleção; conheça o Senegal seleção senegal - Foto: Mohamed Hossam/Getty Images
Senegal está no grupo A da Copa do Mundo, ao lado de Catar, Equador e Holanda Especial Copa do Mundo: todo dia uma seleção; conheça o Senegal seleção senegal - Foto: Mohamed Hossam/Getty Images

Faltam 27 dias para a Copa do Mundo do Catar. Um Mundial diferente, que traz diversas curiosidades e promete ser histórico.

A data é diferente do habitual, começando no dia 20 de novembro e com a final no dia 18 de dezembro. Isso porque o Catar é um país que fica no coração do Oriente Médio e o clima é um dos problemas. No verão, as temperaturas no país variam entre 40 e 50 graus. 

Justamente pelo clima e pelas altas temperaturas, a Copa do Mundo acontecerá no final do ano quando as temperaturas dão uma trégua. 

Esta será a primeira Copa do Mundo no Oriente Médio, tornando a edição muito mais exclusiva. 

A escolha do país para a Copa se deu tanto pela questão econômica quanto turística, já que o país é um dos mais ricos do mundo. Porém, existem alguns detalhes relacionados à organização dos estádios. Segundo a BBC, o Catar conta com oito estádios e alguns deles, como o Khalifa Stadium, possui um sistema de refrigeração em todo o complexo.

Outra grande curiosidade da Copa do Mundo de 2022 é o fato desta copa ser a última com 32 (trinta e duas) seleções participantes. As próximas contarão com 48 (quarenta e oito) seleções, tornando o evento muito maior e mais democrático, transformando assim a dinâmica das Copas do Mundo. 

Nas competições anteriores, as seleções levavam 23 jogadores incluindo três goleiros. Em 2022, houve um aumento do limite de inscritos para até 26 jogadores — regra aprovada pelo Conselho da Fifa.

O time

E para continuarmos o nosso especial sobre as 32 seleções da Copa do Mundo, vamos falar sobre o Senegal, que está do Grupo A.

Na sua segunda participação seguida em Copas do Mundo, Senegal chega com mais experiência para tentar repetir o sucesso alcançado no ano de 2002, quando foi eliminado nas quartas de final.

Depois de conquistar a vaga na competição de maneira dramática ao derrotar o Egito nos pênaltis, a equipe é apontada como o conjunto mais forte entre as seleções africanas e promete dar trabalho para os adversários.

O time de Sadio Mané, craque do Bayern de Munique, desponta como um dos candidatos para carimbar passagem às oitavas de final do Mundial.

Sob o comando do ex-jogador Aliou Cissé, que treina os melhores jogadores do país há um bom tempo, Senegal confia no talento individual de grandes nomes do futebol europeu para voltar a brilhar na Copa do Mundo.

Além do craque Sadio Mané, que é o principal destaque da seleção, a equipe conta com um dos melhores goleiros do mundo, que é Edouard Mendy, do Chelsea. Para fechar o sistema defensivo, Kalidou Koulibaly é outro destaque da seleção para a disputa no Catar. Já no setor de meio-campo, Idrissa Gueye é mais uma peça renomada no conjunto senegalês.

O país

O Senegal é um país da costa ocidental da África com uma rica herança colonial francesa e muitas atrações naturais.

Dacar, a capital, abriga a antiga área da Medina e o estimado Musée Théodore-Monod, que expõe arte africana. Dacar também é conhecida pela vida noturna, que gira em torno da música mbalax nativa. Saint-Louis, antiga capital da África Ocidental Francesa, tem uma cidade antiga com arquitetura colonial. 

Na região norte do país existe um lago rosa brilhante, chamado de Lac Retba. A coloração rosada acontece principalmente nos períodos de seca. Por lá existem diversas algas que produzem caroenoides, atingindo maior nível de salinidade do que nos oceanos. É um local quente, possibilitando a liberação de betacaroteno, dando a cor ao lago.

Atualmente o país tem em torno de 17,1 milhões de habitantes, sendo que existem cerca de 140 mil mulheres a mais.

Eles se dividem em cinco principais grupos étnicos, sendo os ulofes o principal deles, com 44% das pessoas, seguido pelo fulanis, que tem 23% e dos sereres, com 15%.

Senegal foi uma colônia francesa até 1960. Nos séculos XVII e XVIII os europeus começaram a exportar escravos, ouro e marfim. O Reino Unido chegou a disputar com a França o controle do local, até desistir em 1814. Em 1946 o país passou a ser reconhecido como um território ultramarino da França, dando cidadania francesa a todos os habitantes.

Grupo A

O Senegal está no grupo A da Copa do Mundo ao lado de Catar, Equador e Holanda.

A estreia é contra a Holanda, no dia 21 de novembro, às 11h (Horário de Brasília).

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!