FALTAM 19 DIAS

Especial Copa do Mundo: todo dia uma seleção; conheça o México

Portal Costa Norte apresenta curiosidades do país e principais craques das 32 seleções participantes; México é a seleção de hoje

Da redação
Publicado em 02/11/2022, às 09h37 - Atualizado às 10h02

FacebookTwitterWhatsApp
O México está no grupo C da Copa do Mundo ao lado da Argentina, Arábia Saudita e Polônia. A estreia é a Polônia, no dia 22 de novembro, às 13h (Horário de Brasília). Especial Copa do Mundo: todo dia uma seleção; conheça o México selecao mexico - Foto: FMF
O México está no grupo C da Copa do Mundo ao lado da Argentina, Arábia Saudita e Polônia. A estreia é a Polônia, no dia 22 de novembro, às 13h (Horário de Brasília). Especial Copa do Mundo: todo dia uma seleção; conheça o México selecao mexico - Foto: FMF

Faltam 19 dias para a Copa do Mundo do Catar. Um Mundial diferente, que traz diversas curiosidades e promete ser histórico.

A data é diferente do habitual, começando no dia 20 de novembro e com a final no dia 18 de dezembro.

Esta será a primeira Copa do Mundo no Oriente Médio, tornando a edição muito mais exclusiva. 

Outra grande curiosidade da Copa do Mundo de 2022 é o fato desta copa ser a última com 32 (trinta e duas) seleções participantes. 

As próximas contarão com 48 (quarenta e oito) seleções, tornando o evento muito maior e mais democrático, transformando assim a dinâmica das Copas do Mundo. 

Nas competições anteriores, as seleções levavam 23 jogadores incluindo três goleiros. Em 2022, houve um aumento do limite de inscritos para até 26 jogadores — regra aprovada pelo Conselho da Fifa.

O time

E para continuarmos o nosso especial sobre as 32 seleções da Copa do Mundo, vamos falar hoje sobre o México, que está do Grupo B.

Não por acaso a frase "jogamos como nunca, perdemos como sempre" se tornou um chavão sobre o México em Mundiais.

Isso não impediu a seleção de ter momentos memoráveis. Como a vitória sobre a Alemanha na estreia há quatro anos, na Rússia. Ou o dramático empate diante da Holanda, que garantiu a classificação em 1998.

Apenas quando sediou a competição o México foi mais longe do que isso. Em 1970 e 1986 chegou às quartas de final. Na primeira vez, caiu diante da Itália. Depois, para a então Alemanha Ocidental.

A sequência de classificações e quedas nas oitavas poderia ser ainda mais longa. A federação nacional foi suspensa pela Fifa por fraudar documentação de jogadores na base e impedida de disputar as eliminatórias para a Copa de 1990.

No Catar, o México chega com elenco experiente. Terá dois jogadores que vão disputar o Mundial pela quinta vez: o goleiro Guillermo Ochoa, 37, e o lateral Andrés Guardado, 36.

As defesas de Ochoa foram responsáveis pelo empate em 0 a 0 com o Brasil na fase de grupos em 2014.

O técnico será o argentino Gerardo "Tata" Martino que, apesar da experiência do grupo, pouco fez para esconder seu descontentamento com os dirigentes do país. Segundo ele, não foram realizados amistosos contra adversários de diferentes escolas de futebol para que pudesse testar sua equipe antes da viagem ao Catar.

"À medida que nos coloquem partidas dentro da zona [da Concacaf, a federação do Caribe e da América Central e do Norte], sinto que as outras seleções continuam crescendo e nós, não. As demais crescem, dizemos isso permanentemente, mas nós chegamos a um nível em que necessitamos jogar contra Holanda, Japão, Argélia, Gales", disse, em entrevista ao canal TUDN.

O México não vence um torneio desde a Copa Ouro de 2019, o mais longo jejum da seleção em 15 anos.

Martino ainda tem dúvidas na montagem da escalação titular. Se a dupla de volantes parece estar definida com Héctor Herrera (do Houston Dynamo-EUA) e Edson Álvarez (Ajax-HOL), há algumas possibilidades para a peça mais ofensiva do meio-campo. As opções são Erick Gutierrez (PSV-HOL) e Carlos Rodríguez (Cruz Azul-MEX).

No trio de ataque, Hirving Lozano é um dos responsáveis pela grande campanha do Napoli no atual Campeonato Italiano e Jesús Corona (Sevilla-ESP) é outro nome certo na ponta, O treinador ainda não mostrou ter resolvido quem vai atuar pelo centro do ataque. O favorito parecia ser Raúl Jiménez (Wolverhampton-ING), mas desde que sofreu fratura no crânio, em 2020, ele não consegue mostrar o mesmo futebol. Uma das alternativas é o argentino naturalizado mexicano Rogelio Funes Mori (Monterrey).

O país

O nome oficial do país é Estados Unidos Mexicanos. Sua capital é a Cidade do México.

Além da capital, o país possui 31 estados. Tenochtitlán, localizada na Cidade do México, foi a capital do Império Asteca (1428–1521).

O verde da bandeira do México representa a esperança, o branco, sua união, e o vermelho, o sangue dos heróis nacionais.

O brasão, posicionado no centro de sua bandeira, veio da lenda asteca sobre o líder de uma tribo nômade que sonhou com uma águia pousada em um cacto de pera espinhosa enquanto comia uma serpente. Ele acreditou que o sonho veio do deus da guerra asteca, Huitzlopochtli, e que ele deveria se estabelecer no local onde ele encontraria uma águia. Foi assim que Tenochtitlán foi fundada.

A Cidade do México afunda 1 metro a cada ano. Isso ocorre por conta da alta demanda de água da capital, que é retirada do aquífero localizado embaixo da cidade.

É o lar do menor vulcão do mundo! O vulcão Cuexcomate, atualmente inativo, pode ser acessado por meio de uma escada de 13 metros.

O Chichén Itzá, no estado de Yucatán, é uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo.

Com cerca de 120 milhões de falantes nativos, o México é o maior país de língua espanhola do mundo. A Universidade Nacional do México (UNAM), fundada em 1551, é a universidade mais antiga da América do Norte.

O México é o quinto país mais biodiverso da Terra, perdendo apenas para o Brasil, Colômbia, Indonésia e China.

Milhões de borboletas-monarca migram para o México durante o inverno e só retornam ao Canadá e aos EUA na primavera. Por isso, a Reserva da Biosfera da Borboleta-monarca, localizada perto da Cidade do México, foi criada para preservar esse habitat.

Com 31 bens, o México é o sétimo país com mais patrimônios mundiais da UNESCO, ultrapassando até mesmo os Estados Unidos e a Grã-Bretanha.

Em 2019, o México foi o sétimo país mais visitado do mundo, recebendo 45 milhões de turistas.

Cerca de 83% de sua população é católica e 5%, protestante. O México ​​possui a segunda maior população católica do mundo, perdendo apenas para o Brasil.

A Hierve el Agua é uma formação rochosa natural localizada no estado de Oaxaca, sul do México, que parece uma ​​cachoeira.

O Día de los Muertos, celebrado nos dias 1 e 2 de novembro foi escolhido como um Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Os mexicanos não cantam feliz aniversário, mas sim Las Mañanitas.

A TV em cores foi inventada no México durante a Segunda Guerra Mundial.

É o país com o maior consumo de refrigerantes do mundo, ultrapassando os Estados Unidos e o Brasil. O México é o maior exportador de cerveja do mundo.

A salada Caesar não foi inventada na Itália, mas sim no México. Você sabia que o chocolate veio do México? Os astecas consideravam o chocolate quente uma bebida sagrada.

Grupo C

O México está no grupo C da Copa do Mundo ao lado da Argentina, Arábia Saudita e Polônia.

A estreia é a Polônia, no dia 22 de novembro, às 13h (Horário de Brasília).

Com informações

Folha de SP

Em algum lugar do mundo  

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!