COPA DO MUNDO

Especial Copa do Mundo: todo dia uma seleção; conheça o Equador

Portal Costa Norte apresentará curiosidades do país e principais jogadores das 32 seleções participantes; Equador é a seleção de hoje

Da redação
Publicado em 22/10/2022, às 17h12 - Atualizado às 17h13

FacebookTwitterWhatsApp
Equador está no grupo A da Copa do Mundo ao lado de Catar, Senegal e Holanda. A estreia é contra o Catar, no dia 20 de novembro, às 13h Especial Copa do Mundo: todo dia uma seleção para você conhecer seleção do equador - Foto: Reprodução/Instagram
Equador está no grupo A da Copa do Mundo ao lado de Catar, Senegal e Holanda. A estreia é contra o Catar, no dia 20 de novembro, às 13h Especial Copa do Mundo: todo dia uma seleção para você conhecer seleção do equador - Foto: Reprodução/Instagram

Faltam 28 dias para a Copa do Mundo do Catar. Um Mundial diferente, que traz diversas curiosidades e promete ser histórico.

A data é diferente do habitual, começando no dia 20 de novembro e com a final no dia 18 de dezembro.

Isso porque o Catar é um país que fica no coração do Oriente Médio e o clima é um dos problemas. No verão, as temperaturas no país variam entre 40 e 50 graus. 

Justamente pelo clima e pelas altas temperaturas, a Copa do Mundo acontecerá no final do ano quando as temperaturas dão uma trégua. 

Esta será a primeira Copa do Mundo no Oriente Médio, tornando a edição muito mais exclusiva. 

A escolha do país para a Copa se deu tanto pela questão econômica quanto turística, já que o país é um dos mais ricos do mundo. 

Porém, existem alguns detalhes relacionados à organização dos estádios. Segundo a BBC, o Catar conta com oito estádios e alguns deles, como o Khalifa Stadium, possui um sistema de refrigeração em todo o complexo.

Outra grande curiosidade da Copa do Mundo de 2022 é o fato desta copa ser a última com 32 (trinta e duas) seleções participantes. 

As próximas contarão com 48 (quarenta e oito) seleções, tornando o evento muito maior e mais democrático, transformando assim a dinâmica das Copas do Mundo. 

Nas competições anteriores, as seleções levavam 23 jogadores incluindo três goleiros. Em 2022, houve um aumento do limite de inscritos para até 26 jogadores — regra aprovada pelo Conselho da Fifa.

Foi incluída também uma pequena modificação feita a pedido das confederações participantes do Mundial: a lista provisória de 55 convocados não será mais divulgada pela entidade máxima do futebol, ao contrário do que dizia a primeira versão do regulamento.

Especial

No nosso especial de hoje sobre as 32 seleções da Copa do Mundo, vamos falar sobre o Equador.

A seleção equatoriana participará de sua quarta edição da Copa do Mundo de Futebol em 2022. Os equatorianos estiveram nos mundiais de 2002, 2006 e 2014. O melhor desempenho da seleção do Equador foi quando chegou às oitavas de final em 2006.

A Seleção do Equador fez uma grande nas Eliminatórias da América do Sul, terminando na quarta posição com 26 pontos em sete vitórias, cinco empates e seis derrotas. Alguns jogos de destaque foram as vitórias por 4 x 2 diante do Uruguai e o 6 x 1 em cima da Colômbia em Quito, além do 2 x 0 sobre o Chile em Santiago.

Os atacantes Enner Valencia, do Fenerbahçe, e Michael Estrada, que joga no Cruz Azul, foram os principais goleadores do Equador nas Eliminatórias, com quatro e seis gols marcados, respectivamente. O jovem Moisés Caicedo também chamou atenção na competição. Na campanha até a Copa, o meia de 21 anos deu quatro assistências, além de ter marcado dois gols.

O habilidoso lateral-esquerdo Pervis Estupiñan, que atua no Brighton, é o principal nome do sistema defensivo equatoriano. O jogador foi campeão da Europa League pelo Villarreal em 2021, e também fez parte dos onze melhores jogadores da Copa América no mesmo ano.

O Equador chega como uma surpresa nesta Copa do Mundo. Apesar de ser um time bem encaixado, não tem grandes estrelas como, por exemplo, o Chile ou a Colômbia, duas seleções que não conseguiram se classificar.

Grupo A

O Equador está no grupo A da Copa do Mundo ao lado de Catar, Senegal e Holanda.

A estreia é contra o Catar, no dia 20 de novembro, às 13h (Horário de Brasília).

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!