ESPECIAL COPA DO MUNDO

Especial Copa do Mundo: todo dia uma seleção; conheça o Catar

Portal Costa Norte apresentará curiosidades do país e principais jogadores das 32 seleções participantes; Catar é a seleção de hoje

Da redação
Publicado em 21/10/2022, às 09h51 - Atualizado às 10h49

FacebookTwitterWhatsApp
A estreia do Catar é contra o Equador, no dia 20 de novembro, às 13h (Horário de Brasília) Especial Copa do Mundo: todo dia uma seleção para você conhecer seleção do catar - Foto: Divulgação/FIFA
A estreia do Catar é contra o Equador, no dia 20 de novembro, às 13h (Horário de Brasília) Especial Copa do Mundo: todo dia uma seleção para você conhecer seleção do catar - Foto: Divulgação/FIFA

Faltam 30 dias para a Copa do Mundo do Catar. Um Mundial diferente, que traz diversas curiosidades e promete ser histórico.

A data é diferente do habitual, começando no dia 20 de novembro e com a final no dia 18 de dezembro.

Isso porque o Catar é um país que fica no coração do Oriente Médio e o clima é um dos problemas. No verão, as temperaturas no país variam entre 40 e 50 graus. 

Justamente pelo clima e pelas altas temperaturas, a Copa do Mundo acontecerá no final do ano quando as temperaturas dão uma trégua. 

Esta será a primeira Copa do Mundo no Oriente Médio, tornando a edição muito mais exclusiva. 

A escolha do país para a Copa se deu tanto pela questão econômica quanto turística, já que o país é um dos mais ricos do mundo. 

Porém, existem alguns detalhes relacionados à organização dos estádios. Segundo a BBC, o Catar conta com oito estádios e alguns deles, como o Khalifa Stadium, possui um sistema de refrigeração em todo o complexo.

Outra grande curiosidade da Copa do Mundo de 2022 é o fato desta copa ser a última com 32 (trinta e duas) seleções participantes. 

As próximas contarão com 48 (quarenta e oito) seleções, tornando o evento muito maior e mais democrático, transformando assim a dinâmica das Copas do Mundo. 

Nas competições anteriores, as seleções levavam 23 jogadores incluindo três goleiros. Em 2022, houve um aumento do limite de inscritos para até 26 jogadores — regra aprovada pelo Conselho da Fifa.

Foi incluída também uma pequena modificação feita a pedido das confederações participantes do Mundial: a lista provisória de 55 convocados não será mais divulgada pela entidade máxima do futebol, ao contrário do que dizia a primeira versão do regulamento.

Especial

Para darmos início ao nosso especial sobre as 32 seleções da Copa do Mundo, vamos falar sobre o país sede: Catar.

A seleção conseguiu uma vaga no Mundial por ser país sede da competição. É a primeira vez que o Catar disputa a Copa do Mundo.

Em 2019, o Catar conquistou o título mais importante de sua história, a Copa da Ásia de 2019, vencendo o Japão, por 3 a 1. A final foi disputada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Brasileiros Naturalizados

O jogador Emerson Sheik é naturalizado catariano e já atuou na seleção do Catar: foram 3 jogos pela Seleção Qatariana de Futebol. Outro brasileiro de destaque na seleção é Fábio César Montezine, revelado pelo São Paulo FC, que já atuou em 28 jogos e chegou a ser capitão da equipe. Rodrigo Tabata, o atacante Araújo e o meia Renan Oliveira são os outros jogadores brasileiros que já defenderam a Seleção, completando assim cinco jogadores brasileiros.

História

O futebol foi levado ao Catar durante um período que coincidiu com a descoberta inicial de reservas de petróleo em Dukhan, em 1940. Em 1948, trabalhadores petroleiros expatriados fizeram o primeiro jogo oficial de futebol no Catar.

A Associação de Futebol do Catar foi formada em 1960 e ingressou na FIFA em 1970. Simultaneamente, durante este período, a Associação de Futebol do Bahrein estava elaborando planos para o estabelecimento de uma competição regional de futebol dentro do GCC e funcionários do Catar estavam envolvidos na comprovação desta proposta. Os planos deram frutos e em março de 1970 a Arabian Gulf Cup foi inaugurada.

A Seleção Qatariana de Futebol jogou sua primeira partida oficial em 27 de março de 1970, perdendo por 2 a 1 pro Bahrein, com Mubarak Faraj fazendo o gol catariano. A recém-criada Seleção Catariana não fez muito feio em sua primeira Gulf Cup, sendo seu melhor momento um empate em 1 a 1 com os sauditas na última partida.

Na próxima edição da Copa do Golfo em 1972, o Catar ficou novamente em último após três derrotas. O torneio seguinte, em 1974, trouxe um fim aos maus resultados com sua primeira vitória oficial sobre o Omã por 4 a 0. Os qataris perderam para a Arábia Saudita nas semis, mas conseguiram um terceiro lugar ao vencer os Emirados Árabes Unidos nos pênaltis.

A primeira vez que entraram nas fases eliminatórias para a Copa da Ásia foi em 1975. Não conseguiram um bom resultado, mas na Copa do Golfo de 1976 ficaram com a terceira posição, sediando no ano seguinte.

A primeira vez que participaram nas eliminatórias para a Copa do Mundo foi em 1977. O Catar iria jogar contra os Emirados Árabes em 11 de março, mas um equívoco adiou a partida em dois dias, e foi vencida em Doha pelos donos da casa por 2 a 0.

A possível seleção do Catar para a Copa do Mundo

O técnico nacional do Catar é o espanhol Felix Sanchez desde 2017. Ele é relativamente flexível quanto ao sistema de sua equipe. O time catariano jogou em seu comando com mais frequência em 3-4-3, 3-4-2-1 e 3-4-3.

Goleiro

A vaga entre as postagens da seleção catariana é competitiva. Saad Al-Sheeb, o anterior número 1, Fahad Baker e Meshaal Barsham provavelmente irão disputar a Copa do Mundo de 2022. Os guardiões estão todos em um nível semelhante. Portanto, é difícil prever quem vai realmente jogar.

O cenário mais provável é que Sanchez opte pela experiência e, portanto, também coloque sua confiança no então goleiro Al-Sheeb, de 32 anos, na Copa do Mundo em casa.

Defesa

A defesa central deve ser Boualem Khoukhi e Tarek Salman. Outras opções na seleção do Catar para a Copa do Mundo de 2022 são Jassem Gaber Abdulsallam e Mohammed Al-Bayati.

Na lateral direita, o português naturalizado Pedro Miguel deverá garantir a sua vaga como titular, com Musab Khoder a defendê-la. Abdelkarim Hassan provavelmente será a primeira escolha na lateral esquerda, enquanto Homam Ahmed, de 23 anos, provavelmente terá que sentar no banco.

Meio-campo

Para o meio-campo central, basicamente não há alternativa a Karim Boudiaf e Abdulaziz Hatem. Ambos já disputaram mais de 70 partidas internacionais pela seleção do Catar. Abdullah Marafee, Ahmad Doozandeh e Ahmed Fathi devem viajar como substitutos.

Abdullah Abdulsalam e Yusuf Abdurisag estão prontos para o meio-campo ofensivo. Este último também pode atuar como ala. No geral, o meio-campo e os goleiros são a parte mais fraca da equipe do Catar.

Ataque

Já a ofensiva é a parte mais forte da seleção do Catar. O ala esquerdo Akram Afif é indiscutivelmente o melhor jogador da equipe. Na lateral direita, o recordista do país e capitão do Catar, Hasan Al-Haydos, disputa mais de 130 partidas internacionais.

No ataque, o atacante Almoez Ali tem sua vaga como titular do Catar. Vamos ver os três jogadores com certeza, se não houver lesões.

As alternativas nos flancos são Abdelrahman Moustafa, à esquerda, e Mohamed Salah Al-Neel, à direita. Ahmed Alaaeldin é a melhor opção do plantel para a posição de centroavante, caso Ali não consiga jogar ou o chefe de equipe Sanchez queira jogar com dois jogadores de primeira linha. 

Grupo A

Como país sede, o Catar está no grupo A da Copa do Mundo ao lado de Equador, Senegal e Holanda.

A estreia é contra o Equador, no dia 20 de novembro, às 13h (Horário de Brasília)

*COM INFORMAÇÕES DO PORTAL FUTEBOLEIRO

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!