FALTAM 5 DIAS

Especial Copa do Mundo: todo dia uma seleção; conheça o Canadá

Portal Costa Norte apresenta curiosidades do país e principais craques das 32 seleções participantes; Canadá é a seleção de hoje

Da redação
Publicado em 15/11/2022, às 19h37

FacebookTwitterWhatsApp
O Canadá está no grupo F da Copa do Mundo ao lado de Bélgica, Croácia e Marrocos. A estreia é contra a Bélgica, no dia 23 de novembro, às 16h (de Brasília). Especial Copa do Mundo: todo dia uma seleção; conheça o Canadá selecao canada - Foto: FCF
O Canadá está no grupo F da Copa do Mundo ao lado de Bélgica, Croácia e Marrocos. A estreia é contra a Bélgica, no dia 23 de novembro, às 16h (de Brasília). Especial Copa do Mundo: todo dia uma seleção; conheça o Canadá selecao canada - Foto: FCF

Faltam 5 dias para a Copa do Mundo do Catar. Um Mundial diferente, que traz diversas curiosidades e promete ser histórico.

A data é diferente do habitual, começando no dia 20 de novembro e com a final no dia 18 de dezembro.

Esta será a primeira Copa do Mundo no Oriente Médio, tornando a edição muito mais exclusiva. 

Outra grande curiosidade da Copa do Mundo de 2022 é o fato desta copa ser a última com 32 (trinta e duas) seleções participantes. 

As próximas contarão com 48 (quarenta e oito) seleções, tornando o evento muito maior e mais democrático, transformando assim a dinâmica das Copas do Mundo. 

Nas competições anteriores, as seleções levavam 23 jogadores incluindo três goleiros. Em 2022, houve um aumento do limite de inscritos para até 26 jogadores — regra aprovada pelo Conselho da Fifa.

O time

E para continuarmos o nosso especial sobre as 32 seleções da Copa do Mundo, vamos falar hoje sobre o Canadá, que está do Grupo F.

Eles voltaram. Trinta e seis anos depois de mandar um elenco cheio de amadores, jogadores de futebol indoor e alguns profissionais que atuavam em campeonatos pequenos para a Copa do Mundo no México em 1986, o Canadá agora deposita suas esperanças de fazer bonito no Qatar em um craque global e alguns atletas de primeira linha.

Bélgica e Croácia, respectivamente terceiro e segundo colocados na Rússia em 2018, e Marrocos esperam em um grupo no qual não se espera que o Canadá sobreviva. Mas quem poderia prever que os comandados do técnico John Herdman acabariam à frente de México e EUA, as grandes potências da Concacaf, no octogonal final das eliminatórias?

O país

O Canadá é um dos países que mais atrai imigrantes do mundo todo e é considerado um país multicultural, em que costumes diversos convivem em harmonia.

Além de acolher muito bem seus imigrantes e contar com eles para apoiar o crescimento do país, o Canadá oferece uma excelente qualidade de vida.

No Canadá você encontra grandes florestas, uma vasta cadeia de montanhas, um extenso litoral e muitas paisagens intocadas, de natureza exuberante. Cerca de 30% do território canadense é coberto por florestas densas. 

Há parques nacionais no Canadá maiores do que países, como o Wood Buffalo National Park, o maior do país e um dos maiores do mundo — sua extensão ultrapassa a de países como Dinamarca, Suíça e Holanda. Tanta riqueza natural faz com que os canadenses apreciem e se dediquem a preservar este patrimônio.

No Canadá, as pessoas têm o costume de se cumprimentar com um aperto de mão quando estão se encontrando pela primeira vez, e amigos próximos geralmente se cumprimentam com um abraço. Os canadenses costumam se dirigir um ao outro pelo primeiro nome. De modo geral, é um povo receptivo e acolhedor, mas que também respeita o espaço do outro e gosta de ter o seu próprio espaço respeitado. 

Apesar de sua natureza pacífica e amigável, os canadenses são apaixonados por um dos esportes mais brutais que existe: o hóquei.

O Festival de Cinema de Toronto é o segundo maior do mundo. Além de Toronto, Vancouver tem grande destaque no segmento, recebendo estrangeiros do mundo inteiro interessados em estudar a sétima arte e atuar na área. 

Se tem uma coisa que os canadenses adoram é “passar o fim de semana no norte” em suas cabanas no lago ou na floresta. Imagine aquelas cenas de filme com fogueiras crepitantes, pores do sol inesquecíveis, passeios de barco e esportes aquáticos. Isso é algo que, de fato, faz parte da cultura do Canadá de maneira muito forte.

Em cada região, essas casas de campo são chamadas de uma maneira: na Columbia Britânica elas são mais conhecidas como cabana, no Quebec francês como chalé e no Quebec inglês como casa no lago. 

Também conhecido como “Victoria Day”, o “May Two-Four” é um feriado comemorado na última segunda-feira anterior a 25 de maio. O motivo original seria celebrar o aniversário da rainha Vitória, desde de que foi decretada a soberania do Canadá. Contudo, para muitos canadenses, o “May Two-Four” é considerado o início do verão, quando eles aproveitam para abrir a temporada em suas cabanas, chalés ou casas no lago.

Os canadenses são verdadeiramente apaixonados por maple syrup (ou xarope de bordo), que é a seiva bruta de árvores de bordo, encontradas em cada esquina por lá. Aproximadamente 70% do maple syrup consumido no mundo todo vem do Canadá, com a maior parte da produção concentrada em Quebec. 

Para quem não conhece, parece uma calda, com sabor adocicado e suave (semelhante ao caramelo) e é muito utilizado em panquecas, sorvetes, waffles e até em assados. Se você for ao Canadá, tem que experimentar.

Grupo F

O Canadá está no grupo F da Copa do Mundo ao lado de Bélgica, Croácia e Marrocos.

A estreia é contra a Bélgica, no dia 23 de novembro, às 16h (de Brasília).

Com informações

Fifa

Spiible

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!