COPA 2022

Especial Copa do Mundo: todo dia uma seleção; conheça Gana

Portal Costa Norte apresenta curiosidades do país e principais craques das 32 seleções participantes; Gana é a seleção de hoje

Da redação
Publicado em 24/11/2022, às 11h21 - Atualizado em 25/11/2022, às 10h34

FacebookTwitterWhatsApp
Gana está no grupo H da Copa do Mundo ao lado de Portugal, Coreia do Sul e Uruguai. A estreia é contra Portugal, no dia 24 de novembro, às 13h (de Brasília). Especial Copa do Mundo: todo dia uma seleção; conheça Gana gana - Foto: FGF
Gana está no grupo H da Copa do Mundo ao lado de Portugal, Coreia do Sul e Uruguai. A estreia é contra Portugal, no dia 24 de novembro, às 13h (de Brasília). Especial Copa do Mundo: todo dia uma seleção; conheça Gana gana - Foto: FGF

A Copa do Mundo do Catar já começou. Um Mundial diferente, que traz diversas curiosidades e promete ser histórico.

A data é diferente do habitual, começando em novembro e com a final no dia 18 de dezembro.

Esta será a primeira Copa do Mundo no Oriente Médio, tornando a edição muito mais exclusiva. 

Outra grande curiosidade da Copa do Mundo de 2022 é o fato desta copa ser a última com 32 (trinta e duas) seleções participantes. 

As próximas contarão com 48 (quarenta e oito) seleções, tornando o evento muito maior e mais democrático, transformando assim a dinâmica das Copas do Mundo. 

Nas competições anteriores, as seleções levavam 23 jogadores incluindo três goleiros. Em 2022, houve um aumento do limite de inscritos para até 26 jogadores — regra aprovada pelo Conselho da Fifa.

O time

E para continuarmos o nosso especial sobre as 32 seleções da Copa do Mundo, vamos falar hoje sobre Gana, que está no Grupo H.

Após a decepção pela eliminação precoce na Copa Africana de Nações deste ano, com Gana se despedindo na fase de grupos sem ter vencido nenhuma partida, Milovan Rajevac foi dispensado do comando da seleção e Otto Addo assumiu como interino.

Addo, que disputou 15 partidas pelo país nos tempos de jogador -- incluindo a Copa do Mundo FIFA de 2006, na Alemanha, país onde nasceu --, não perdeu muito tempo e logo conquistou a classificação para o Catar 2022.

Foram dois jogos equilibrados contra a Nigéria, encerrados com placar de 0 a 0 e 1 a 1 -- valendo para classificação o gol marcado fora de casa. Agora Oddo vai comandar a equipe ganesa na principal competição do futebol mundial.

O país

A República de Gana está localizada na sub-região da África Ocidental. Essa nação situa-se entre a Costa do Marfim e o Togo e faz fronteira com Burkina Faso ao norte e com o Golfo da Guiné (Oceano Atlântico) ao sul.

Em 6 de março de 1957, Gana se tornou o primeiro país subsaariano (e o primeiro país da África negra) a conquistar a independência do domínio colonial. Nesta data, o país passou a ser conhecido pelo nome atual, que significa “Rei Guerreiro” na língua mande do povo Sonike.

Quando os ganenses morrem, muitos deles são enterrados em caixões temáticos. Segundo o The Guardian, os desenhos desses caixões geralmente assumem a forma de algo intimamente relacionado a essa pessoa. Por exemplo, se o trabalho da pessoa é o de motorista, ou se ela tem paixão por carros, o caixão pode ter o formato de um carro. Se a pessoa fosse um sapateiro, o caixão poderia ter a forma de um calçado. E por aí vai…

A comida ganesa é uma mistura de sabores indígenas e influências externas, como europeia e indiana. No país, é comum encontrar ensopados à base de tomate com sabores complexos. Os ensopados geralmente contêm um tipo de peixe marinho ou de água doce e são comidos com uma massa que é usada para pegar o peixe e absorver o molho.

Em Gana, as crianças do povo Acã geralmente recebem um “nome do dia” que corresponde ao dia da semana em que eles nasceram. Por exemplo, uma criança nascida na segunda-feira terá o nome Adwoa ou Kwadwo. Adzoa para uma menina e Kwadwo para um menino.

Hoje, a maioria dos ganeses se identifica como cristã. No entanto, a religião nativa do influente Império Ashanti era uma forma de politeísmo. Muitos elementos desta tradição de fé ainda estão ativos hoje e formam uma grande parte da cultura de Gana, sendo muitas vezes combinados com tradições cristãs através do sincretismo religioso.

O homem mais rápido do mundo a correr para trás é o ganense Ferdie Adoboe. Ele estabeleceu o recorde mundial ao completar uma reta de 100 metros correndo para trás em 13,6 segundos por volta de 1983.

O primeiro satélite desenvolvido em Gana foi lançado para o espaço em 2017. Resultado do trabalho desenvolvido por uma equipe de pesquisadores da All Nations University, o satélite, designado GhanaSat-1, foi lançado da Estação Espacial Internacional.

Grupo H

Gana está no grupo H da Copa do Mundo ao lado de Portugal, Coreia do Sul e Uruguai.   

A estreia é contra Portugal, no dia 24 de novembro, às 13h (de Brasília).

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!