COPA DAS COPAS

Especial Copa do Mundo: todo dia uma seleção; conheça Camarões

Portal Costa Norte apresenta curiosidades do país e principais craques das 32 seleções participantes; Camarões é a seleção de hoje

Da redação
Publicado em 21/11/2022, às 09h23 - Atualizado às 09h54

FacebookTwitterWhatsApp
Camarões está no grupo G da Copa do Mundo ao lado de Suíça, Brasil e Sérvia. A estreia é contra a Suíça, no dia 24 de novembro, às 7h (de Brasília). Especial Copa do Mundo: todo dia uma seleção; conheça Camarões selecao camaroes - Foto: FCF
Camarões está no grupo G da Copa do Mundo ao lado de Suíça, Brasil e Sérvia. A estreia é contra a Suíça, no dia 24 de novembro, às 7h (de Brasília). Especial Copa do Mundo: todo dia uma seleção; conheça Camarões selecao camaroes - Foto: FCF

A Copa do Mundo do Catar já começou. O Equador venceu a seleção do Catar no domingo (20) por 2 a 0.  Trata-se de um Mundial diferente, que traz diversas curiosidades e promete ser histórico.

A data é diferente do habitual, começando em novembro e com a final no dia 18 de dezembro.

Esta será a primeira Copa do Mundo no Oriente Médio, tornando a edição muito mais exclusiva. 

Outra grande curiosidade da Copa do Mundo de 2022 é o fato desta copa ser a última com 32 (trinta e duas) seleções participantes. 

As próximas contarão com 48 (quarenta e oito) seleções, tornando o evento muito maior e mais democrático, transformando assim a dinâmica das Copas do Mundo. 

Nas competições anteriores, as seleções levavam 23 jogadores incluindo três goleiros. Em 2022, houve um aumento do limite de inscritos para até 26 jogadores — regra aprovada pelo Conselho da Fifa.

O time

E para continuarmos o nosso especial sobre as 32 seleções da Copa do Mundo, vamos falar hoje sobre Camarões, que está no Grupo G e é adversário do Brasil na primeira fase.

Jogando em casa, a seleção camaronesa terminou em terceiro na última Copa Africana de Nações. Nas eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA de 2022, no Catar, o time conseguiu sua vaga de modo dramático, na prorrogação em repescagem contra a Argélia.

Ou seja: a equipe tem passado por suas provações, o que serve como preparação mental para enfrentar um duro grupo na Copa, tendo Brasil, Sérvia e Suíça pela frente. Agora comandada pelo ídolo Rigobert Song, a equipe espera fazer bonito. Conheça cinco jogadores que serão essenciais para as pretensões do tradicional selecionado africano, que desperta sempre grandes lembranças pela geração da qual Song fez parte nos anos 90.

O país

O nome Camarões surgiu de navegadores portugueses, que chegaram à região no século XV.

Impressionados pela quantidade de camarões no rio Wouri, eles nomearam-o de Rio dos Camarões, palavra que, depois, daria nome ao próprio país.

Os idiomas oficiais são o inglês e o francês. Além disso, o alemão e o espanhol também são falados por partes da população.

Acredita-se haver cerca de 250 línguas locais, representando diferentes grupos étnicos.

O norte é de maioria muçulmana, enquanto cristãos - católicos e protestantes - dominam o sul.

O Camarões é um país jovem, com média de idade de 18,3 anos, segundo estimativas.

Cerca de 43% da população tem até 14 anos, 20% tem entre 15 e 24 anos e 30% tem entre 25 e 54 anos.

Apenas 4% tem entre 55 e 64 anos e 3% acima dessa idade.

O país é rico em recursos naturais, incluindo petróleo, gás e minerais.

Cerca de 70% da população depende da agricultura (de café, cacau, algodão, banana e outros produtos) e da pecuária para sobrevivência.

O nível de pobreza é de cerca de 40% da população, segundo o Banco Mundial. Os mais pobres se concentram nas províncias no extremo norte do país.

Adotada em 1975, a bandeira tricolor tem uma estrela de cinco pontas no centro, chamada de "Estrela da Unidade". O verde significa esperança e representa as florestas do sul. O vermelho é símbolo de unidade, e o amarelo representa a luz do sol e prosperidade.

Grupo G

Camarões está no grupo G da Copa do Mundo ao lado de Suíça, Brasil e Sérvia.

A estreia é contra a Suíça, no dia 24 de novembro, às 7h (de Brasília).

Com informações

Fifa

BBC, Banco Mundial, CIA World Factbook, Embaixada de Camarões na Espanha e na Holanda

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!