FALTAM 13 DIAS

Especial Copa do Mundo: todo dia uma seleção; conheça a Tunísia

Portal Costa Norte apresenta curiosidades do país e principais craques das 32 seleções participantes; Tunísia é a seleção de hoje

Da redação
Publicado em 07/11/2022, às 10h46 - Atualizado às 12h20

FacebookTwitterWhatsApp
A Tunísia está no grupo D da Copa do Mundo ao lado de Austrália, Dinamarca e França.. A estreia é contra a Dinamarca, no dia 22 de novembro, às 10h (Horário de Brasília). Especial Copa do Mundo: todo dia uma seleção; conheça a Tunísia selecao tunisia - Foto: FTF
A Tunísia está no grupo D da Copa do Mundo ao lado de Austrália, Dinamarca e França.. A estreia é contra a Dinamarca, no dia 22 de novembro, às 10h (Horário de Brasília). Especial Copa do Mundo: todo dia uma seleção; conheça a Tunísia selecao tunisia - Foto: FTF

Faltam 13 dias para a Copa do Mundo do Catar. Um Mundial diferente, que traz diversas curiosidades e promete ser histórico.

A data é diferente do habitual, começando no dia 20 de novembro e com a final no dia 18 de dezembro.

Esta será a primeira Copa do Mundo no Oriente Médio, tornando a edição muito mais exclusiva. 

Outra grande curiosidade da Copa do Mundo de 2022 é o fato desta copa ser a última com 32 (trinta e duas) seleções participantes. 

As próximas contarão com 48 (quarenta e oito) seleções, tornando o evento muito maior e mais democrático, transformando assim a dinâmica das Copas do Mundo. 

Nas competições anteriores, as seleções levavam 23 jogadores incluindo três goleiros. Em 2022, houve um aumento do limite de inscritos para até 26 jogadores — regra aprovada pelo Conselho da Fifa.

O time

E para continuarmos o nosso especial sobre as 32 seleções da Copa do Mundo, vamos falar hoje sobre a Tunísia, que está no Grupo D.

Quando o assunto é escolher entre um técnico estrangeiro e outro nascido no próprio país, a Tunísia é a exceção entre todas as nações árabes que já participaram de uma Copa do Mundo FIFA. Em suas cinco campanhas até hoje, as "Águias de Cartago" tiveram três tunisianos no comando. Este ano, no Catar, um quarto treinador estará à frente da equipe.

Contratado como assistente em junho de 2021, Jalel Kadri foi promovido a técnico principal no início deste ano, em uma escolha surpreendente poucos meses antes de a primeira Copa a ser disputada no mundo árabe. Com isso, os tunisianos esperam pôr fim a uma sequência de maus resultados no torneio mais importante do futebol desde que deixaram uma boa impressão em sua estreia na Argentina em 1978.

Naquela primeira participação em Copas, a Tunísia voltou para casa com uma vitória, um empate e uma derrota, ficando muito perto de se classificar para a segunda fase. Agora, a intenção da geração de 2022 é ir mais longe.

O país

Em algumas regiões da Tunísia as pessoas comem e apreciam a carne de dromedário. Porém, a base da culinária tunisiana é baseada em vegetais, frutos do mar, peixe, carne de ovelha e macarrão.

Um dos pratos típicos da culinária tunisiana é o cuscuz. Ele é feito com sêmola de trigo, harissa, batatas, tomate, grão-de-bico, ras el hanout, cebola e azeitonas.

Um sanduiche típico na Tunísia é o fricassé (pão com atum, azeitonas, pedaços de ovo cozido e alcaparras). Bolos de amêndoas e frutas secas também são tradicionais no país.

O futebol é seu esporte mais popular. Em segundo lugar vem o tae-kwon-do. Um dos times de futebol mais populares e com mais vitórias é o Espérance Sportive de Tunis.

O lema oficial da Tunísia é: “Ordem, Liberdade, Justiça”. Em função de sua localização geográfica, a Tunísia é um país muito ensolarado e com grande incidência de ventos.

Um dos animais mais comuns da fauna tunisiana é o camaleão. A região da Tunísia foi habitada desde o paleolítico. Escavações feitas por arqueólogos já encontram vários vestígios deste período da Pré-História em vários sítios arqueológicos do país.

A moeda oficial da Tunísia é o dinar tunisiano. O gênero musical mais tradicional da Tunísia é conhecido como Ma'luf. É um gênero com grande influência da música árabe e da clássica da Andaluzia (sul da Espanha).

Embora o árabe seja o idioma oficial da Tunísia, o francês é muito falado no país. Isto ocorre em função da colonização francesa no passado recente.

Uma das datas comemorativas mais importantes do país é o Dia da Independência. Ele é comemorado em 20 de março. Foi nesse dia, em 1956, que o país se tornou independente da França.

Durante toda sua história, a região hoje denominada Tunísia sofreu colonização e influência cultural de diversos povos, reinos e impérios. Entre eles, podemos citar os principais: cartagineses, romanos, otomanos, árabes e franceses.

O Islamismo é a religião oficial e seguida por grande parte dos habitantes.

Uma das principais expressões artísticas do país é o artesanato. Cerâmicas, mosaicos e tapetes são admirados por muitos turistas que visitam o país, devido à riqueza de detalhes e beleza estética.

Grupo D

A Tunísia está no grupo D da Copa do Mundo ao lado de Austrália, Dinamarca e França.  

A estreia é contra a Dinamarca, no dia 22 de novembro, às 10h (Horário de Brasília).

Com informações

Fifa

Sua pesquisa      

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!