FALTAM MENOS DE 24 HORAS

Especial Copa do Mundo: todo dia uma seleção; conheça a Suíça

Portal Costa Norte apresenta curiosidades do país e principais craques das 32 seleções participantes; Suíça é a seleção de hoje


Da redação
Publicado em 19/11/2022, às 19h17 - Atualizado às 19h18

FacebookTwitterWhatsApp

A Suíça está no grupo G da Copa do Mundo ao lado de Sérvia, Brasil e Camarões. A estreia é contra Camarões, no dia 24 de novembro, às 7h (de Brasília). Especial Copa do Mundo: todo dia uma seleção; conheça a Suíça suiza - Foto: FSF
A Suíça está no grupo G da Copa do Mundo ao lado de Sérvia, Brasil e Camarões. A estreia é contra Camarões, no dia 24 de novembro, às 7h (de Brasília). Especial Copa do Mundo: todo dia uma seleção; conheça a Suíça suiza - Foto: FSF


Faltam menos 24 horas para o início da Copa do Mundo do Catar. Um Mundial diferente, que traz diversas curiosidades e promete ser histórico.

A data é diferente do habitual, começando neste domingo (20) e com a final no dia 18 de dezembro.

Esta será a primeira Copa do Mundo no Oriente Médio, tornando a edição muito mais exclusiva. 



Outra grande curiosidade da Copa do Mundo de 2022 é o fato desta copa ser a última com 32 (trinta e duas) seleções participantes. 

As próximas contarão com 48 (quarenta e oito) seleções, tornando o evento muito maior e mais democrático, transformando assim a dinâmica das Copas do Mundo. 

Nas competições anteriores, as seleções levavam 23 jogadores incluindo três goleiros. Em 2022, houve um aumento do limite de inscritos para até 26 jogadores — regra aprovada pelo Conselho da Fifa.



O time

E para continuarmos o nosso especial sobre as 32 seleções da Copa do Mundo, vamos falar hoje sobre a Suíça, que está do Grupo G e é adversária do Brasil na primeira fase.

A seleção da Suíça viveu uma fase de ouro nos últimos anos. Na Eurocopa de 2020, chegou até as quartas de final, eliminando nada menos que a França, campeã mundial de 2018, durante a jornada -- acabou eliminada apenas nos pênaltis pela Espanha.

Depois, fez uma campanha bem sólida pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA, com cinco vitórias e três empates, com 15 gols marcados e só dois sofridos. Foi o suficiente para superarem a campeã europeia Itália.



Agora, o time do técnico Murat Yakin deixou sua bola murchar um pouco em 2022, já que só conseguiram uma única vitória, contra Portugal, em dois amistosos e quatro compromissos pela Liga das Nações. Nesses seis jogos, foram quatro derrotas e um empate, em que sofreram dez gols.

A defesa de repente parecia frágil e Yakin vai precisar devolver a seleção à fase vivida durante as Eliminatórias. Se conseguir isso, o céu será o limite para a Suíça no Qatar -- com o desafio de superar mais um gigante logo na fase de grupos: o Brasil. Quatro anos antes, na Rússia, as duas seleções fizeram um jogo duríssimo, que terminou em 1 a 1.

O país

Suíça está localizada na Europa Central. Sem costa marítima, ela faz fronteira com a Alemanha, França, Itália e o principado de Liechtenstein – a grande razão para as línguas oficiais da Suíça serem alemão, francês e italiano, além do romanche.



A Suíça não faz parte da União Europeia e não adotou o euro como moeda oficial. A moeda da Suíça é o franco suíço (CHF), dividido em 100 cêntimos. Antes dele ser adotado em 1850, o país tinha cerca de 860 moedas diferentes legalmente em circulação.

O túnel mais longo do mundo tem 57 quilômetros de comprimento e é na Suíça. Ele se chama Gotthard Base Tunnel e vai da Suíça à Itália sob os Alpes, entre as cidades de Erstfeld no norte e Bodio no sul. A sua construção levou 17 anos e chega à profundidade de 2.300 metros.

A Suíça só se tornou parte das Nações Unidas em 2002. Mas o mais curioso é que Genebra tem o Palácio das Nações desde 1937, localizado na Rua da Paz, que funcionou como a primeira sede da Liga das Nações até 1946. Em 1966, ele se tornou a Sede Europeia das Nações Unidas, mas o país só passou a integrar o grupo 36 anos depois.



A Suíça tem uma bandeira nacional quadrada. Só existem duas no mundo assim, a dela e a do Vaticano.

Um festival de canto tirolês (chamado de yodel) acontece a cada três anos no país, reunindo mais de 200 mil participantes em diversas atividades. O Yodeling evoluiu na região central da Suíça, nas comunidades rurais alpinas, como uma forma de comunicação. O tirolês era usado para chamar rebanhos de vacas, mas o seu uso mais importante era para se comunicar de aldeia para aldeia e de montanha para montanha, entre comunidades separadas pelos vales alpinos e terrenos acidentados também na Áustria e na Itália.

As mulheres suíças estão entre as gestantes mais velhas da Europa. A média da idade para ter o primeiro filho é 29,5 anos. De fato, segundo uma matéria do site Swissinfo de 2017, dois terços das suíças se tornam mães após os 30. A licença-maternidade na Suíça dura 14 semanas (ou 98 dias) e começa quando a criança nasce.



A Suíça é um dos melhores lugares do mundo para ser professor. A média salarial em 2014 era de US$ 68.000 por ano, ganhos acima de muitas outras profissões.

A primeira pessoa do mundo a ganhar um Nobel da Paz foi um suíço, em 1901. O filantropo Jean-Henri Dunant co-fundou o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, rendendo o primeiro prêmio mundial juntamente com Frédéric Passy.

A Suíça é o maior exportador de chocolate do mundo: 18 de suas companhias produziram juntas 172.376 toneladas de chocolate em 2012. E a sua população come mais chocolate do qualquer outra também.



Inclusive, foram dois suíços que inventaram o chocolate ao leite em 1875. Daniel Peter e Henri Nestlé (reconhece o nome?) foram os primeiros a combinar cacau, manteiga de cacau e açúcar com leite condensado – que, aliás, também foi criado por um suíço, Henri Nestlé – e o resultado foi o chocolate ao leite. Mais tarde, em 1879, o processo foi refinado por Rodolphe Lindt (reconhece esse nome também?), que deixou o produto final mais liso.

O famoso queijo suíço Gruyère tem 75 aromas alpinos diferentes, incluindo baunilha, orquídea, violeta, castanha, hortelã, madeira, avelã e grama fresca. Dois terços da produção do queijo são comidos pela própria população suíça.

Grupo G

A Suíça está no grupo G da Copa do Mundo ao lado de Sérvia, Brasil e Camarões.



A estreia é contra Camarões, no dia 24 de novembro, às 7h (de Brasília).

Com informações



Fifa

HotCourse Brasil  

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!