Portal Costa Norte apresenta curiosidades do país e principais craques das 32 seleções participantes; Sérvia é a seleção de hoje
Faltam menos 3 horas para o início da Copa do Mundo do Catar. Um Mundial diferente, que traz diversas curiosidades e promete ser histórico.
A data é diferente do habitual, começando neste domingo (20) com o jogo entre Catar e Equador, às 13h, e com a final no dia 18 de dezembro.
Esta será a primeira Copa do Mundo no Oriente Médio, tornando a edição muito mais exclusiva.
Outra grande curiosidade da Copa do Mundo de 2022 é o fato desta copa ser a última com 32 (trinta e duas) seleções participantes.
As próximas contarão com 48 (quarenta e oito) seleções, tornando o evento muito maior e mais democrático, transformando assim a dinâmica das Copas do Mundo.
Nas competições anteriores, as seleções levavam 23 jogadores incluindo três goleiros. Em 2022, houve um aumento do limite de inscritos para até 26 jogadores — regra aprovada pelo Conselho da Fifa.
E para continuarmos o nosso especial sobre as 32 seleções da Copa do Mundo, vamos falar hoje sobre a Sérvia, que está do Grupo G e é adversária do Brasil na primeira fase.
Não seria de estranhar se a Sérvia acabasse se tornando a surpresa da Copa do Mundo FIFA do Qatar, apesar de não ter conseguido se classificar para a Eurocopa de 2020 nem nunca ter alcançado os mata-matas do Mundial. Depois de competir sob a bandeira da Iugoslávia, o selecionado até agora foi eliminado na fase de grupos duas vezes com o nome de Sérvia e outra como Sérvia e Montenegro (na Alemanha em 2006).
Mas a sorte do país pode estar prestes a mudar, já que o técnico Dragan Stojkovic levou essa ambiciosa seleção a ser a campeã invicta do Grupo A nas eliminatórias europeias para o Qatar, derrotando Portugal de Cristiano Ronaldo no caminho.
Repleto de talento, o conjunto dos Bálcãs caiu em uma chave complicada, ao lado de Brasil, Suíça e Camarões, o que torna difícil de prever suas chances de classificação. Aliás, jogar contra brasileiros e suíços significa revanches, num repeteco da Rússia 2018.
Apesar disso, estão decididos a aprontar, como o próprio Stojkovic deixou claro recentemente em entrevista ao jornal italiano Tuttosport: "Nosso objetivo é ser o franco-atirador da Copa do Mundo".
A Sérvia já passou por várias guerras durante sua história, e até hoje os sérvios falam disso com muita tristeza, já que essas guerras refletem muito no presente do país. A última foi a guerra do Kosovo em 1999, onde este queria se tornar independente. Até hoje é possível ver os destroços de alguns prédios que foram bombardeados nessa época.
No parque Kalamegdan, um dos principais pontos turísticos de Belgrado, é possível conhecer o “forte de Belgrado” e alguns esconderijos subterrâneos.
Estima-se que Belgrado, capital da Sérvia, existe a cerca de 7 mil anos e é uma das cidades mais antigas da Europa. Beograd significa “cidade branca” e esse nome foi dado pelos celtas, um dos primeiros povos que viveram na cidade.
Sérvios tem muitas semelhanças com brasileiros, e uma delas é a paixão pelo futebol. Os sérvios são apaixonados pelo esporte e existe uma rivalidade enorme entre os dois principais times de Belgrado. Em dias de clássico a cidade para e não é muito difícil rolar confusão nos estádios.
Outra semelhança entre sérvios e brasileiros é a bebida típica do país. A rákja é uma bebida muito tradicional na Sérvia e se parece muito com a nossa pinga. Todas as famílias sérvias produzem sua própria rákja e durante as festas todos se juntam para beber.
Pékara é o nome dado às padarias sérvias. Elas são muito comuns e é possível encontrar uma em cada esquina. Nas pékaras são vendidos vários tipos de pães e folhados doces e salgados, e várias delas funcionam 24 horas por dia.
A Sérvia perdeu toda a sua parte litorânea quando se separou de Montenegro, em 2006. Mas isso não é motivo para ficar em casa curtindo os quase 40 graus que fazem no verão. Em Belgrado as pessoas vão para o Rio Ada e curtem como se estivessem na praia, com direito a cadeira de praia e guarda sol.
A Sérvia está no grupo G da Copa do Mundo ao lado de Suíça, Brasil e Camarões.
A estreia é contra o Brasil, no dia 24 de novembro, às 16h (de Brasília).
Com informações
Fifa
Nômades Digitais
Comentários