FALTAM 14 DIAS

Especial Copa do Mundo: todo dia uma seleção; conheça a Dinamarca

Portal Costa Norte apresenta curiosidades do país e principais craques das 32 seleções participantes; Dinamarca é a seleção de hoje

Da redação
Publicado em 06/11/2022, às 20h32

FacebookTwitterWhatsApp
A Dinamarca está no grupo D da Copa do Mundo ao lado de Austrália, Dinamarca e Tunísia. A estreia é contra a Tunísia, no dia 22 de novembro, às 10h (Horário de Brasília). Especial Copa do Mundo: todo dia uma seleção; conheça a Dinamarca selecao dinamarca - Foto: FDF
A Dinamarca está no grupo D da Copa do Mundo ao lado de Austrália, Dinamarca e Tunísia. A estreia é contra a Tunísia, no dia 22 de novembro, às 10h (Horário de Brasília). Especial Copa do Mundo: todo dia uma seleção; conheça a Dinamarca selecao dinamarca - Foto: FDF

Faltam 14 dias para a Copa do Mundo do Catar. Um Mundial diferente, que traz diversas curiosidades e promete ser histórico.

A data é diferente do habitual, começando no dia 20 de novembro e com a final no dia 18 de dezembro.

Esta será a primeira Copa do Mundo no Oriente Médio, tornando a edição muito mais exclusiva. 

Outra grande curiosidade da Copa do Mundo de 2022 é o fato desta copa ser a última com 32 (trinta e duas) seleções participantes. 

As próximas contarão com 48 (quarenta e oito) seleções, tornando o evento muito maior e mais democrático, transformando assim a dinâmica das Copas do Mundo. 

Nas competições anteriores, as seleções levavam 23 jogadores incluindo três goleiros. Em 2022, houve um aumento do limite de inscritos para até 26 jogadores — regra aprovada pelo Conselho da Fifa.

O time

E para continuarmos o nosso especial sobre as 32 seleções da Copa do Mundo, vamos falar hoje sobre a Dinamarca, que está do Grupo D.

Poucas seleções passearam nas eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA no Qatar com a tranquilidade e a confiança mostradas pela Dinamarca. Quando a equipe treinada por Kasper Hjulmand se tornou a segunda, depois dos donos da casa, a selar a participação no torneio deste ano, ainda não tinha perdido um ponto sequer, nem mesmo sofrido um gol.

Diante desse desempenho de peso e da impressionante campanha na Eurocopa do ano passado, quando se recuperou do trauma com a parada cardíaca sofrida por Christian Eriksen no primeiro jogo para chegar às semifinais, talvez não surpreenda que o conjunto esteja sendo tratado como a possível surpresa da Copa.

Mais incomum é que os próprios dinamarqueses, normalmente cautelosos e reservados, estão assumindo essa imagem e alimentando as próprias esperanças. Quando perguntado sobre a etiqueta de possível surpresa, Hjulmand disse ao FIFA+: "A única coisa melhor seria que começassem a dizer que somos um dos favoritos".

"Não achamos que somos melhores que os outros, mas sabemos que somos uma boa equipe e que podemos competir contra qualquer um. Se houver pressão pelo fato de sermos considerados um dos candidatos, para nós, tudo bem".

O vínculo criado após o desabamento de Eriksen em campo e sua recuperação só serviu para fortalecer um conjunto que já era formidável e equilibrado. Além disso, agora que a Dinamarca conta com um banco de reservas mais forte do que qualquer outro em sua história recente, as esperanças são grandes. Como disse o meio-campista Pierre-Emile Hojbjerg para o FIFA+: "Não somos o Brasil, a Alemanha nem a França, mas temos uma coisa que os outros não tem".

O país

A Dinamarca é o país mais feliz do mundo, segundo a ONU e o país tem mais de 7000 km de litoral. Você nunca está a mais de 50 km longe do mar.

O castelo de Kronborg, Patrimônio Mundial da UNESCO, é o castelo mais visitado da Dinamarca, recebendo mais de 200 mil pessoas anualmente. Ele é, ao mesmo tempo, um elegante castelo da Renascença e uma monumental fortaleza militar. O dramaturgo William Shakespeare se inspirou nele para escrever uma de suas peças mais famosas, Hamlet.

Tivoli Gardens é o segundo maior parque de diversões do mundo, e a atração mais popular da Dinamarca. Dizem que Walt Disney o visitou e se inspirou para construir a Disneyland.

No dicionário dinamarquês, a palavra “por favor” não existe. O nome “Lego” é uma abreviação das palavras dinamarquesas leg godt, que significam “brincar bem”. A empresa foi fundada em 1932 por um dinamarquês chamado Ole Kirk Christiansen. As famosas peças começaram a ser fabricadas no ano de 1958.

A Dinamarca tem o dobro do número de bicicletas do que carros. Mais da metade dos cidadãos de Copenhague, a capital dinamarquesa, vão e voltam do trabalho de bicicleta. A cidade é dominada por ciclovias, estacionamentos para o meio de transporte e sinais de trânsitos especiais para eles.

A Dinamarca possui mais de 400 ilhas, mas apenas cerca de 70 delas são habitadas.

O Hotel Central, em Copenhague, é o menor hotel do mundo. Com apenas um quarto, que mede menos de 1 m², ele está localizado em cima de um pequenino café.

Na Dinamarca, sempre chove ou neva a cada dois dias. O país tem uma média de 171 dias com chuva ao ano.

A Dinamarca tem uma lista de 7000 nomes pré-aprovados em que os pais podem escolher para nomear seus bebês. Se o nome não está na lista, você precisa pedir permissão especial da igreja local e de oficiais do governo para escolhê-lo. Dos 1100 nomes avaliados a cada ano, um quinto deles é rejeitado.

Grupo D

A Dinamarca está no grupo D da Copa do Mundo ao lado de Austrália, Dinamarca e Tunísia.  

A estreia é contra a Tunísia, no dia 22 de novembro, às 10h (Horário de Brasília).

Com informações

Fifa

Slavia Tours     

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!