FALTAM 10 DIAS

Especial Copa do Mundo: todo dia uma seleção; conheça a Costa Rica

Portal Costa Norte apresenta curiosidades do país e principais craques das 32 seleções participantes; Costa Rica é a seleção de hoje

Da redação
Publicado em 10/11/2022, às 10h06 - Atualizado às 10h42

FacebookTwitterWhatsApp
A Costa Rica está no grupo E da Copa do Mundo ao lado de Espanha, Alemanha e Japão. A estreia é contra a Espanha, no dia 23 de novembro, às 13h (de Brasília). Especial Copa do Mundo: todo dia uma seleção; conheça a Costa Rica selecao costa rica - Foto: FCF
A Costa Rica está no grupo E da Copa do Mundo ao lado de Espanha, Alemanha e Japão. A estreia é contra a Espanha, no dia 23 de novembro, às 13h (de Brasília). Especial Copa do Mundo: todo dia uma seleção; conheça a Costa Rica selecao costa rica - Foto: FCF

Faltam 10 dias para a Copa do Mundo do Catar. Um Mundial diferente, que traz diversas curiosidades e promete ser histórico.

A data é diferente do habitual, começando no dia 20 de novembro e com a final no dia 18 de dezembro.

Esta será a primeira Copa do Mundo no Oriente Médio, tornando a edição muito mais exclusiva. 

Outra grande curiosidade da Copa do Mundo de 2022 é o fato desta copa ser a última com 32 (trinta e duas) seleções participantes. 

As próximas contarão com 48 (quarenta e oito) seleções, tornando o evento muito maior e mais democrático, transformando assim a dinâmica das Copas do Mundo. 

Nas competições anteriores, as seleções levavam 23 jogadores incluindo três goleiros. Em 2022, houve um aumento do limite de inscritos para até 26 jogadores — regra aprovada pelo Conselho da Fifa.

O time

E para continuarmos o nosso especial sobre as 32 seleções da Copa do Mundo, vamos falar hoje sobre a Costa Rica, que está no Grupo E.

Nos últimos 20 anos, a Costa Rica se transformou em uma das principais forças da região da Concacaf. Depois de ficar fora da Copa do Mundo disputada na África do Sul em 2010, o país se prepara para jogar o seu terceiro Mundial consecutivo. Com presença garantida no Catar 2022 após superar a Nova Zelândia na repescagem intercontinental, a equipe comandada por Luis Fernando Suárez vai encarar um cenário semelhante ao do Brasil 2014, quando precisou enfrentar Uruguai, Inglaterra e Itália no grupo da morte.

Dessa vez diante de Espanha, Alemanha e Japão, o torcedor costa-riquenho sonha com o mesmo desfecho conquistado em solo brasileiro. Naquela oportunidade, a seleção centro-americana superou três antigos campeões mundiais para se classificar na liderança da chave e avançar até as quartas de final, só perdendo da Holanda nos pênaltis.

Oito anos após aquele feito inesquecível, diversos jogadores que formaram a espinha dorsal do selecionado tentarão repetir a aventura no Oriente Médio.

A classificação da Costa Rica foi uma demonstração de força e personalidade para quem parecia destinado a ficar de fora do Mundial, após uma campanha a ser esquecida no primeiro turno do octogonal da Concacaf. No segundo, porém, o país arrematou 19 pontos de 21 possíveis e garantiu presença na repescagem.

O país

Na edição de 2021 do Relatório Mundial de Felicidade, a Costa Rica ocupou o 16º lugar, sendo assim o país latino-americano mais bem colocado nessa lista. Este relatório consiste numa medição de felicidade elaborado pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU. Vale mencionar que já faz alguns anos que o país tem ocupado boas posições no ranking de felicidade.

A Costa Rica não possui exército desde 1948, quando houve uma guerra civil entre o Exército de Liberação Nacional e o Exército do Governo. Com a vitória dos rebeldes, o exército foi abolido pela Junta Fundadora da Segunda República.

O país está executando um plano com o objetivo de se tornar o 1º do mundo a zerar a emissão de carbono. A ideia é que isto ocorra até o ano de 2050. O governo da Costa Rica pretende que o país se torne um exemplo mundial no enfrentamento de mudanças climáticas.

Alguns países da América Central são banhados pelo Oceano Pacífico e pelo Mar do Caribe, como é a Costa Rica. Há mais de 100 vulcões no país e atualmente cinco estão ativos: Arenal, Rincón de la Vieja, Poás, Irazú e Turrialba.

Caminhando pelas ruas de cidades turísticas como Jacó, por exemplo, há muitos cartazes e anúncios cuja primeira língua é o inglês. Você vai ver muitos turistas americanos e em todos os estabelecimentos os funcionários falam este idioma.

Os costa-riquenhos usam frequentemente a expressão “pura vida” que pode representar um milhão de diferentes coisas (todas boas). Se você deseja um bom dia, pode dizer “Pura vida”. Se pergunta para alguém como está, esta pessoa pode responder “Pura vida”. Se algo está sendo muito divertido, adivinhe: você também pode aplicar “Pura vida”. É uma expressão que pode significar inúmeras coisas positivas.

Grupo E

A Costa Rica está no grupo E da Copa do Mundo ao lado de Espanha, Alemanha e Japão.

A estreia é contra a Espanha, no dia 23 de novembro, às 13h (de Brasília).

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!