Vice-presidente será Sérgio Schlicht, atual presidente da Briosa e presente na conquista da Copa Paulista em 2023; ambos tomam posse no dia 1º de julho
O empresário Frederico Barreiros foi escolhido para presidente da Portuguesa Santista, para o biênio 2025-2027. Barreiros foi eleito por aclamação, em evento na noite de quarta-feira (11) na sede do clube em Santos, litoral de SP. O vice será Sérgio Luiz Ornellas Schlicht, atual presidente da Briosa. Ambos tomam posse em 1° de julho.
Com 39 anos, Frederico Barreiros é empresário do ramo de construção, nascido em Santos e filho de portugueses. “Minha história com a Portuguesa acho que não é muito diferente de outras pessoas apaixonadas por este clube. Comecei a vir assistir à Briosa com o meu pai, já desde os 5 anos, e me apaixonei”, declara o novo presidente do clube.
O novo presidente da equipe rubro-verde esteve na atual gestão como diretor de Secretaria e Arrecadação. “Tive a sorte e a oportunidade de poder ajudar o clube na diretoria nesse último mandato. Surgiu a oportunidade de me candidatar à presidência com o apoio do Sérgio Schlicht e do Emerson Coelho, atuais presidente e vice-presidente do clube, e a partir de agora é trabalhar pelo melhor para a Portuguesa”, conta.
Frederico elenca como prioridade a saúde financeira do clube e a reestruturação do clube social como ponto de confraternização da comunidade portuguesa em Santos.
“Temos grandes projetos para o clube, mas acredito que, hoje, o principal objetivo é resolver os problemas financeiros do clube. Temos alguns desafios, mas quero também resgatar o clube social, trazendo mais movimento para o clube e unindo as pessoas da comunidade portuguesa, que acredito que, no futuro, trará benefícios para o clube. Com dois anos de mandato, o tempo é curto, mas se, ao final deste mandato, eu puder ter plantado uma semente para que os próximos que aqui estiverem colham, eu estarei muito feliz”, explica.
Já no futebol, o foco é na disputa da Copa Paulista, na captação de recursos e na possibilidade de iniciar a montagem de uma base da equipe que disputará o próximo Paulistão A3 no começo de 2026.
“Agora vamos disputar a Copa Paulista pelos próximos três ou quatro meses, o time já está pronto e estamos muito otimistas para a competição. Para a Série A3, é um trabalho que já começa a partir de agora, com a observação de alguns atletas que disputarão a Copa Paulista, até para, quem sabe, já aproveitarmos uma base”, diz o presidente eleito.
Segundo Barreiros, o planejamento que será montado envolve não só a parte desportiva mas também de captação de receitas, incluindo patrocínios, que visa a montagem de uma equipe competitiva com foco para a volta para a Série A2 do Paulistão.
“Infelizmente, tivemos um desvio no trajeto. A Portuguesa Santista é muito grande para estar na Série A3, é um dos clubes fundadores da Federação Paulista de Futebol. Temos que nos preparar para montar um time competitivo e brioso dentro do orçamento do clube, sem fazer loucuras, com os pés no chão, para poder retornar à Série A2”, conta o mandatário.