CAPITAL DA VELA

Em feito inédito velejador de Ilhabela conquista ouro no Pan-Americanos

Mateus Isaac brilhou nos jogos realizados em Valparaíso, no Chile, ao conquistar a medalha de ouro na categoria iQFoil de Vela

Gabriela Petarnella
Publicado em 16/11/2023, às 11h21

FacebookTwitterWhatsApp
O atleta foi recebido com uma passeata e recepção de autoridades - Divulgação Mateus Isaac/ PMI
O atleta foi recebido com uma passeata e recepção de autoridades - Divulgação Mateus Isaac/ PMI

O velejador ilhabelense, Mateus Isaac, mostrou o seu talento nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, realizados em Valparaíso, no Chile, entre os dias 28 de outubro e 5 de novembro, ao conquistar a medalha de ouro na categoria iQFoil de Vela.

Mateus expressou sua satisfação em representar o país em uma competição de tão grande relevância no cenário esportivo internacional. "É incrível poder trazer essa medalha para Ilhabela, sendo o lugar onde moro e onde pude fazer toda a preparação para esse campeonato. Fico muito feliz por trazer esse ouro para o Brasil também, após algumas dificuldades é gratificante ver que valeu a pena", destacou.

Bruno Prada, técnico e velejador, ressaltou a magnitude dessa conquista não apenas para o atleta, mas também para a história da vela em Ilhabela. "Uma medalha inédita na história do esporte ilhabelense, primeira medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos. Mateus tem um potencial enorme e vai trazer ainda muitas conquistas para nossa cidade", enfatizou.

O velejador foi recebido de volta ao município na segunda-feira (13), onde desfilou pelas ruas do município em um caminhão do Corpo de Bombeiros acompanhado pelo técnico e velejador Bruno Prada e foi recepcionado pelo prefeito Toninho Colucci, população e grandes nomes no cenário internacional da vela, como o maior medalhista olímpico do Brasil, Robert Scheidt e o caiçara e velejador prata da casa, Beto de Jesus – Beto de Mazinho, na Escola Municipal de Vela Lars Grael.

O prefeito Toninho Colucci parabenizou o atleta pela conquista tão importante para o Brasil e para o município. “É uma alegria receber um medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos. Essa conquista não é apenas de Ilhabela, mas também do Brasil. Parabenizo ao Mateus, ao treinador Bruno Prada e a Ilhabela, que é reconhecida como a Capital Nacional da Vela”, destacou.

Trajetória de sucesso

Ao longo de sua carreira, Mateus Isaac acumulou diversas conquistas. Em 2021, obteve o 2º lugar no Campeonato Italiano de iQFoil e a medalha de bronze no Campeonato Europeu de iQFoil. Além disso, sagrou-se campeão na Copa Brasil de Vela em Ilhabela e no Sul-Americano iQFoil 2021.

Em 2022, liderou o Ranking Mundial de iQFoil, vencendo a Ultramaratona de iQFoil em Lanzarote. O velejador também foi campeão na iQFoil International Games, no Campeonato Sul-Americano iQFoil e na Copa Brasil de Vela. Atualmente, ele se prepara para os Jogos Olímpicos Paris 2024.

Gabriela Petarnella

Gabriela Petarnella

Jornalista formada pelo Centro Universitário Módulo. Possui experiência em videorreportagem e fotojornalismo

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!