SAÚDE E HOMENAGEM

Corrida Pantera Negra homenageia Vinícius Júnior, em Santos

Edição atual está marcada para 14 de julho; inscrições se encerram no dia 1 do mesmo mês, com largada em frente ao aquário municipal

Lucas Santos
Publicado em 25/06/2024, às 11h22 - Atualizado às 12h00

FacebookTwitterWhatsApp
Os participantes da corrida receberão camisa do evento com o nome do craque brasileiro nas costas - Reprodução/Instituto LutherKing/UOL
Os participantes da corrida receberão camisa do evento com o nome do craque brasileiro nas costas - Reprodução/Instituto LutherKing/UOL

A 3ª edição da Corrida Pantera Negra, em Santos, está chegando e já é possível garantir a inscrição. Com largada marcada para às 7h30, em frente ao aquário municipal, ela ocorrerá no dia 14 de julho, mas fique atento, pois as inscrições (disponíveis neste link) são limitadas e se encerram no dia 1º do mesmo mês. 

Com o objetivo de promover a igualdade racial, o evento fará uma homenagem ao jogador do Real Madrid e da seleção brasileira Vinícius Júnior, que vem batendo de frente com o racismo na Europa. Os participantes da corrida receberão camisa do evento com o nome do craque nas costas.

Cria do Flamengo, Vinícius é um dos favoritos ao prêmio de melhor jogador do mundo na temporada, com 24 gols e 11 assistências em 39 jogos. Porém, a vida do atleta nem sempre foi feita de glórias. O craque teve (e ainda tem) superado diversas barreiras raciais impostas pela sociedade, como afirma Marcelo Oliveira, ativista e presidente do Instituto Luther King (ILK), que organiza a Corrida Pantera Negra. “Assim como Martin Luther King, ele resolveu promover uma luta pacífica, no combate à intolerância racial no futebol, que está de acordo com os princípios adotados pela nossa instituição”.

Marcelo ainda falou sobre a meta da entidade criada em 2019. "O objetivo do Instituto Luther King é, através de ações como essa, sensibilizar a comunidade santista que deve ser não só contra o racismo e sim antirracista", explicou o presidente da instituição. 

Siga o Costa Norte no Whatsapp e receba as principais notícias no litoral de São Paulo

Detalhes da prova

A competição terá a entrega de kits ao participante, premiações por categoria e disponibilibazação de guarda-volumes; tudo para quem aceitar o desafio dos oito quilômetros de corrida. Confira:   

Entrega dos kits

O kit do participante poderá ser retirado no dia 13 de julho (um dia antes da prova), das 12h às 19 horas, na praça La Scala, sem número (próximo ao aquário municipal). Kits não serão entregues no dia do evento, salvo em casos excepcionais e autorizados pela organização do evento com antecedência mínima de uma semana. Duas opções de kit estão disponíveis: o econômico (R$ 75,00), que dá acesso ao número de peito, guarda-volumes e o chip; e o completo (R$ 105,00), que garante ao participante uma camisa, um par de meias esportivas e uma viseira, além dos itens contidos no kit econômico.

Foto
Verso da camisa terá o nome de Vínicius Júnior e o número do jogador, o 7 - Divulgação/Minhas Inscrições

Para retirá-lo, o atleta ou responsável terá que apresentar cópia de RG ou outro documento com foto e identificação, além do comprovante de inscrição (boleto pago). O guarda-volumes, estará disponível a partir de 6h30 e será encerrado 15 minutos antes da largada, com possibilidade de tolerância (a critério do encarregado do setor). Após o fechamento, os pertences estarão à disposição do proprietário junto à organização da prova

Trajeto

A corrida, que irá margear diversas praias de Santos, terá um percurso de 8 quilômetros, com largada na avenida Bartolomeu de Gusmão, sem número, em frente ao aquário municipal de Santos. Os atletas  percorrerão a avenida até a altura da praia do José Menino, próximo ao canal 2, e depois retornarão para o mesmo ponto da largada.

Foto
O percurso irá margear as seguintes praias: da Aparecida; do Canal; do Embaré; do Boqueirão; do Gonzaga; e do José Menino - Minhas Inscrições

Premiações

Os sete primeiros colocados de cada categoria receberão um troféu, enquanto a medalha será entregue a todos os participantes.

Foto
O animal retratado na medalha, e que dá nome à prova, é um dos maiores símbolos do combate ao racismo - Reprodução/Minhas Inscrições/Instituto LutherKing

  • Categoria geral: do 1° ao 7°, sexos feminino e masculino

Categorias por faixa etária:

  • Masculino / feminino até 19 anos de idade;
  • Masculino / feminino de 20 a 24 anos de idade;
  • Masculino / feminino de 25 a 29 anos de idade;
  • Masculino / feminino de 30 a 34 anos de idade;
  • Masculino / feminino de 35 a 39 anos de idade;
  • Masculino / feminino de 40 a 44 anos de idade;
  • Masculino / feminino de 45 a 49 anos de idade;
  • Masculino / feminino de 50 a 54 anos de idade;
  • Masculino / feminino de 55 a 59 anos de idade;
  • Masculino / feminino de 60 a 64 anos de idade;
  • Masculino / feminino de 65 a 69 anos de idade;
  • Masculino / feminino acima de 70 anos.

Será considerada a categoria de idade a partir do ano de nascimento do participante, mesmo que ele não tenha a idade completa até o dia da prova. Para mais informações, como outras atrações do evento, entre em contato com a organização do evento pelo e-mail [email protected].

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!