DESAFIO

Corredores superam limites em ultramaratona de 75km no litoral paulista

Ultramaratona será no sábado (21), com largada na praia da Enseada, em Bertioga, e chegada em Bora-Bora, no município de São Sebastião

Mayumi Kitamura
Publicado em 18/10/2023, às 12h22

FacebookTwitterWhatsApp
Competição tem trajeto principal de 75km e opção de 42km na categoria hard solo - Reprodução/Ultra BM
Competição tem trajeto principal de 75km e opção de 42km na categoria hard solo - Reprodução/Ultra BM

Aproximadamente 3 mil pessoas devem deixar a praia da Enseada, em Bertioga, na manhã de sábado, 21, com destino a praia de Bora-Bora, em São Sebastião. O trajeto de 75km desafia atletas amadores e profissionais, que buscam superar os próprios limites na tradicional Ultra BM, a antiga Corrida Bertioga-Maresias, que mudou de nome e ponto de chegada.

O percurso pode ser realizado de uma ponta a outra individualmente ou em equipes de três, seis ou oito pessoas. Experiente em ultramaratonas, o professor de educação física de Bertioga Vagner Riesco está treinando dois sextetos, um masculino e o outro feminino, e todos participarão pela primeira vez neste tipo de prova. 

Ele conta que os dois grupos estão encarando a ultramaratona como um desafio pessoal. "São pessoas comuns, que começaram a treinar depois dos 30 anos. Tem frentista, corretor, dona de casa, enfim, gente que se uniu por um bem comum, que é a prática de esporte. Eles descobriram a corrida e estão muito felizes", apontou. Ele observa, inclusive que, nos últimos anos, cada vez mais pessoas têm procurado a corrida como forma de promoção da saúde.

Integrante da equipe feminina de Riesco, a coordenadora de comunicação Giselly Martins Barbosa, é uma dessas pessoas. Ela participou de sua primeira corrida em 2017 e passou a focar em corridas de rua em 2019 mas, agora, o esporte ganhou uma nova importância. "Significa superação e pra mim ele é fundamental para viver bem, feliz e com mais disposição. Além de contribuir para melhora física e psíquica", comentou. Ela ainda explica que, para cada um da equipe, este é um desafio pessoal, e completa: "Não estamos para pegar pódio e sim concluir bem, sem lesão e comemorar na chegada com muita alegria".

Para garantir isso, Riesco explica que foi necessário um treino diferente do habitual, já que a competição requer mais condicionamento físico. Além da corrida, os treinos aumentaram e incluíram também o fortalecimento. "Por isso não dá para sair correndo e treinando do nada", disse. 

Ele aconselha que, caso a pessoa inexperiente queira participar de uma ultramaratona, inicie procurando um profissional de educação física. "Não é facil correr uma prova dessas, tanto pela distância quanto pelo trajeto, com areia e subida. Eu aconselho a que todos busquem seus objetivos, mas que tenham paciência, porque não é do dia para a noite que vai conseguir correr  uma ultramaratona, precisa de treino e comprometimento", finalizou. Para quem quer ingressar no mundo das corridas, ele dispõe até de aula experimental, basta entrar em contato pelo perfil do instagram da Base BTG. 

Ultra BM

O desafio é composto pelas categorias feminina e masculina nas modalidades de 75 km, solo, trio, sexteto e octeto, além de 42 km hard solo. As largadas estão previstas para os seguintes horários: solo, às 5 horas; hard 42 km, às 5h30; sexteto, às 6h30; e octeto, às 6h45. O trajeto pode ser conferido no site oficial da competição

Antiga Corrida Bertioga-Maresias, a Ultra BM é organizada pela Vega Assessoria com apoio da prefeitura de Bertioga. Ao término da competição, os cinco primeiros colocados na classificação geral de cada categoria serão premiados com troféus.

Mayumi Kitamura

Mayumi Kitamura

Jornalista formada na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp - Guarujá) e técnica em Processamento de Dados. Atua na área de comunicação há mais de 20 anos.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!