MUDANÇA DE PLANOS

Copa São Paulo de Canoagem: etapa Santos será no Caruara

Com previsão do mau tempo deste sábado (9), local e data das provas da Copa São Paulo foram alterados pensando na segurança dos atletas de canoagem

Rebeca Freitas
Publicado em 09/12/2023, às 13h00

FacebookTwitterWhatsApp
Prova aconteceria na Praia da Aparecida, mudança foi ocasionada em decorrência do clima - Divulgação/ Santospress
Prova aconteceria na Praia da Aparecida, mudança foi ocasionada em decorrência do clima - Divulgação/ Santospress

A Copa São Paulo de Canoagem - Etapa Santos vai acontecer em Caruara, área continental da cidade, no domingo (10), a partir das 7h. A mudança foi necessária devido a previsão do mau tempo deste sábado (9), inclusive na Praia da Aparecida, onde a prova seria realizada. Assim, a organização do evento pensou na segurança dos atletas, além de prestigiar uma área da cidade que não costuma receber eventos deste porte.

O evento agora acontece no Portinho de Caruara, no final da rua Andrade Soares, na entrada principal de Caruara, em frente ao Restaurante Dalmo da Rio Santos. Edney Campos, conhecido como ‘China’, é líder da equipe Mista Buriquioca Va'a - ABC/Bertioga Paddle Club e reconhece como positiva a atitude dos organizadores de preservar a integridade física dos atletas. “Como representante da Associação Bertioguense de Canoagem, já organizamos vários eventos e sabemos como é difícil prever as mudanças climáticas normais, que dirá com as mudanças extremas a que o mundo está passando”, assegura. 

Sobre as provas

Serão diversas categorias disputando as provas, que incluem PCD, Infantil, Júnior, 60, 50, 40, Open e Mista (Open, 40, 50, 60). Os primeiros três colocados de cada categoria serão agraciados com medalhas, enquanto os três primeiros clubes receberão troféus. A entrega dos kits será na Canoa Brasil, situada na rua Afonso Celso de Paula Lima, 16, Ponta da Praia, Santos-SP, no dia 8 de dezembro, das 18h às 19h30. 

Fábio Paiva é organizador da etapa e afirma que os pequenos ganham cada vez mais espaço nesta prática esportiva. “Como precursor do esporte, gosto de atuar onde vejo que há necessidade de fomentar. No caso, estou sentindo a necessidade de incentivar a categoria infantil, principalmente as bases do Brasil, já que a canoa havaiana cresceu demais”, enfatiza. 

A competência organizacional da 1ª Etapa Bertioga pelos membros da equipe Brucutus, Everdan Riesco e Ivana Santos, foi seguida pela 2ª Etapa Guarapiranga, coordenada por Sergio Prieto da Sampa Canoe Club, e agora chega a Etapa Santos com o Fábio Paiva. “Nessa etapa, a gente pretende chamar a atenção de todas as bases do Brasil porque precisamos fazer um trabalho social com crianças de comunidades e trazê-las para o esporte. Nesse sentido, estamos desde 2018 na costa sul de São Sebastião com o Projeto Sahy Remando, que é um exemplo no país hoje, e já abrimos também o Una Remando, lá na Barra do Una”, compartilha Fábio.

Rebeca Freitas

Rebeca Freitas

Formada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!