COPA 2026

Copa do Mundo de 2026 pode chegar a ter até 104 jogos

Próxima Copa acontecerá em três países simultaneamente e contará com a participação de 48 seleções

Esther Zancan
Publicado em 25/12/2022, às 09h36

FacebookTwitterWhatsApp
Pela primeira vez, três países vão receber a Copa do Mundo simultaneamente Copa do Mundo de 2026 pode chegar a ter até 104 jogos Fundo de grama com logomarca da Copa do Mundo 2026 - Divulgação
Pela primeira vez, três países vão receber a Copa do Mundo simultaneamente Copa do Mundo de 2026 pode chegar a ter até 104 jogos Fundo de grama com logomarca da Copa do Mundo 2026 - Divulgação

Faz uma semana que a Copa do Mundo do Catar acabou e já deixou saudades. Mesmo que o sonho do hexa brasileiro tenha permanecido apenas nisso - um sonho! - a final eletrizante entre Argentina e França deixou os fãs de futebol com aquele gostinho de quero mais.

A boa notícia é que, dessa vez, não será necessário esperar quatro anos para o próximo Mundial. Apenas três anos e meio nos separam da Copa do Mundo dos Estados Unidos, México e Canadá. Sim! A próxima Copa terá três países-sede e, dependendo da Fifa, pode chegar a ter até 104 jogos!

Os Estados Unidos já sediaram a Copa uma vez, em 1994, de boas lembranças para os brasileiros, pois lá conquistamos o tetracampeonato. O México sediou o Mundial em duas ocasiões: 1970 (do tricampeonato canarinho) e em 1986 (bicampeonato da Argentina). Já o Canadá será a primeira vez sediando um Mundial.

Serão ao todo 16 cidades sedes. Onze delas ficam nos Estados Unidos: Atlanta, Boston, Dallas, Filadélfia, Houston, Kansas City, Los Angeles, Miami, Nova York/Nova Jersey, São Francisco e Seattle. Três no México: Cidade do México, Guadalajara e Monterrey. O Canadá terá duas cidades-sede: Toronto e Vancouver.

Outra novidade da Copa 2026 será a quantidade de nações participantes. Ao todo, serão 48 seleções. Até a edição deste ano eram 32 equipes. 

A Fifa ainda não definiu como será a fase de grupos da Copa 2026. Há a opção de 16 grupos com três seleções cada, o que faria o atual número de 64 partidas do torneio pular para 80.

Outra opção seria 12 grupos com quatro seleções cada um. Só que daí seriam 104 jogos e a Copa teria que ter, no mínimo, 35 dias de duração. Se esta alternativa vencer, haja olhos para acompanhar tanto jogo de futebol!

Leia também: Gol de Richarlison é eleito o mais bonito da Copa do Catar

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!