Orgulho

Catarina Costa Peres classificada para o Pan 2019 de Caratê

Atleta da academia Katsuo Karatê, de Bertioga, conquistou a vaga na quinta-feira, 25, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia

Eleni Nogueira
Publicado em 26/04/2019, às 12h44 - Atualizado em 23/08/2020, às 19h15

FacebookTwitterWhatsApp
Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal

A carateca bertioguense Catarina Costa Peres, 14 anos, da academia Katsuo Karate,  conquistou a vaga para defender o Brasil no Campeonato Pan-americano de 2019, que ocorre em agosto, em Guayaquil, no Equador. A classificação foi conquistada na quinta-feira, 25, no Sul-americano da categoria, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, onde a atleta foi vice-campeã, ao perder apenas para a competidora do Chile, por 1x0. 

Participe dos nossos grupos ℹ  https://bit.ly/2V5uzJq  🕵♂Informe-se, denuncie!

A atleta construiu sua vitória vencendo as caratecas da Bolívia (4x0) e do Peru (2x0). Na semifinal, derrotou o Chile por 2x0, sendo barrada apenas na final. Na manhã de sexta-feira, 26, ainda antes de receber a medalha, ela falou com a reportagem, por WhatsApp, sobre a emoção de conquistar a vaga:  "Consegui chegar onde minhã chegou, no Sul-americano. Foi meu primeiro campeonato sul-americano; só de chegar até aqui fico muito feliz. Um sentimento inexplicável, de saber que todos os treinamentos e os puxões de orelha não foram em vão; ficar longe da família é ruim, mais conseguir trazer essa medalha para casa foi uma forma de agradecer por todo o incentivo".

Seu treinador Ticiano Lacerda extravasou: "Sensacional! Baita resultado. Fruto da nossa dedicação, do empenho e perseverança dela. Acreditou e correu atrás; está aí o resultado". Ele lembrou a importante parceria dos pais da atleta: "Em nenhum momento tiveram dúvidas em incentivar e investir para que este momento acontecesse, mesmo em meio às dificuldades que tiveram". 

Catarina Costa Peres iniciou no caratê aos 10 anos. Segundo Ticiano, ela ia para a academia só para brincar e acompanhar a irmã Maria Eduarda, que, no ano passado, integrou a equipe que disputou o sul-americano, mas este ano, ficou com a terceira colocação e foi apenas como reserva, para ocupar a vaga de alguma atleta desistente, o que não ocorreu. 

O treinamento intensivo das atletas para as competições teve início em 14 de janeiro. As atletas contam com a apoio do Colégio Viver Aprendendo e da Academia Impactus. Para a viagem, a equipe teve os patrocínios da loja Kim, da Gescon e da Sparta Eventos.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!