MOUNTAIN BIKE

Brasil Ride 2023 inicia a temporada na Serra do Espinhaço (MG)

Primeiro evento do ano segue até o dia 22 no município de Conceição do Mato Dentro, capital mineira do ecoturismo

Da redação
Publicado em 18/04/2023, às 16h22 - Atualizado às 16h47

FacebookTwitterWhatsApp
A prova faz parte do calendário mundial da UCI - União Ciclística Internacional  Ciclistas na largada da Brasil Ride - Divulgação/Brasil Ride
A prova faz parte do calendário mundial da UCI - União Ciclística Internacional Ciclistas na largada da Brasil Ride - Divulgação/Brasil Ride

O Brasil Ride iniciou a temporada de 2023. E nada melhor que começar mais esta jornada do mountain bike em um dos mais belos cenários do país: a Serra do Espinhaço, localizada em Conceição do Mato Dentro (MG). Durante cinco dias (17 a 22 de abril), atletas profissionais e amadores do Brasil e exterior enfrentarão aproximadamente 225 km de trilhas com 6.900 metros de altimetria acumulada. A prova faz parte do calendário mundial da UCI - União Ciclística Internacional.

"Tanto o Brasil Ride quanto a Mitsubishi Motors tem o mesmo DNA 4x4 explorador. Nossos clientes têm tudo a ver com os participantes do evento, muito pela característica de preferirem esportes e atividades ao ar livre, por estarem sempre em busca de desbravar e superar desafios. Por tudo isso, a parceria entre as duas marcas tem uma excelente sinergia", diz Letícia Mesquita Oliveira, diretora de marketing da Mitsubishi Motors no Brasil.

Entre os participantes confirmados estão o português Tiago Ferreira - campeão mundial e bicampeão europeu de mountain bike na modalidade Maratona (XCM); o eslovaco Tomas Visnovsky, pentacampeão nacional de mountain bike maratona, ambos da equipe DMT Racing Team By Marconi. Já os brasileiros Sherman Trezza e Lukas Kaufmann também marcam presença, ambos campeões no Espinhaço em 2021, agora em busca do título na categoria solo. Entre as mulheres o destaque vai para Marcella Toldi, atual campeã da Brasil Ride Bahia 2022 na categoria solo e destaque para a alemã Anna Jordens, outra campeã na Brasil Ride Bahia que vem atrás do título inédito na solo. Ainda para a disputa no feminino Paula Gallan, Sabrina Gobbo e Tânia Clair são favoritas ao título. Outro atleta que é destaque entre os inscritos é o canadense Cory Wallace, quatro vezes campeão mundial 24 horas solo, que vem para a sua primeira participação no Espinhaço.

A etapa de abertura (prólogo) reserva 16,5 km, com 385 m de altimetria no famoso Parque Natural Municipal Salão de Pedras. O segundo dia será a vez de encarar o famoso Pico do Soldado serão mais 50 km, com 1.560 m de altimetria. A terceira etapa será a mais desafiadora, a famosa etapa rainha, passando pelo Parque Estadual da Serra do Intendente, Parque Natural Municipal do Tabuleiro com 83,2 km e 2.321 m de altimetria. O penúltimo dia será reservado ao XCO, voltando ao Salão de Pedras, em um circuito de 6,2 km, totalizando 24,8 km e 848 m de altimetria. A decisão está reservada para a passagem pelo centenário Distrito de Córregos, no dia 22, terá 50,6 km e 1.760 m de altimetria total naquela etapa.

Também no último dia do evento acontece a Maratona CMD, uma prova única com percurso de 50,6 km e 1.760 m de altimetria acumulada na sua prova principal. Quem optar por um desafio menos intenso, pode se inscrever na categoria Tour, com 31,6 km de extensão e 700 m de desnível altimétrico, criada justamente para incentivar a prática de ciclismo aos iniciantes.

“Nossas duas experiências no passado foram incríveis em Conceição do Mato Dentro e temos certeza sobre o legado que estamos deixando na região. É um destino que atrai mais as pessoas para competir e conhecer a região que tem um cenário natural espetacular e que torna essa experiência única. Estamos incentivando o crescimento e desenvolvimento da bicicleta na cidade, além de trazer diversos estrangeiros campeões, ainda contribuímos com 100 inscrições exclusivamente para atletas locais, não queremos que ninguém fique de fora. Uma abertura de temporada que tem tudo para atender as expectativas dos nossos atletas e que reserva outras boas novidades ao longo deste ano”, comenta Mario Roma, fundador da Brasil Ride.

Além do Espinhaço, a Brasil Ride 2023 ainda reserva provas em Botucatu (SP); a Brasil Ride Bonito, sendo a primeira stage race de Gravel no país, a tradicional Brasil Ride Bahia (BA), maior evento de mountain bike premium do mundo. Entre as novidades do calendário estão as provas Road Brasil Ride e Diverge Gravel Race em novo lugar, Mogi Guaçu (SP), para fechar a temporada em dezembro.

Reserva natural

Com pouco mais de 17 mil habitantes, Conceição do Mato Dentro é considerada a “capital mineira do ecoturismo”. O município integra os circuitos Estrada Real e Serra do Cipó, com enorme potencial turístico.  Entre os atrativos naturais mais visitados, está a Cachoeira do Tabuleiro – a mais alta de Minas Gerais e a terceira do Brasil -, com 273 m de queda livre e eleita, por duas vezes consecutivas pelo Guia 4 Rodas, como a mais bela do Brasil.  Tal condição teve reconhecimento em âmbito internacional, tendo sido declarada como reserva da Biosfera pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2005.

Patrocínio e apoio

A Brasil Ride Espinhaço tem os patrocínios da prefeitura de Conceição do Mato Dentro, Anglo American, Specialized, Shimano, Continental, Unidas, Mitsubishi, Garmim, Squirt, HB, Red Bull. Conta ainda com os apoios da Full Gas, Spot, Thule e Instituto Brasil Ride.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!