ultramaratonista

Bertioguense fatura 5º lugar em ultramaratona de 100 km no Paraná

Sérgio Roberto Galante Ribeiro, 37, percorreu a Serra do Mar paranaense em 16 horas

Marina Aguiar
Publicado em 25/10/2018, às 12h37 - Atualizado em 23/08/2020, às 17h44

FacebookTwitterWhatsApp
Sérgio Ribeiro concluiu a prova em 16 horas e conquistou o 5º lugar no ranking geral dos 100 km - Arquivo pessoal
Sérgio Ribeiro concluiu a prova em 16 horas e conquistou o 5º lugar no ranking geral dos 100 km - Arquivo pessoal

O bertioguense Sérgio Roberto Galante Ribeiro, de 37 anos, foi o 5º colocado da 3ª Ultramaratona 100 Milhas da Serra do Mar, realizado entre os dias 12 e 13 de outubro na cidade de Morretes, no Paraná. O funcionário público correu no percurso de 62 milhas, equivalente a 100 km. A conquista ocorreu após 16 horas de corrida madrugada adentro entre estradas de terra, asfalto, rios, pontes de madeira, chuva, sol e muito verde.

Saiba primeiro! 📲 Participe do nosso grupo de WhatsApp:  https://bit.ly/2NlExy3

A largada ocorreu às 22 horas da sexta-feira, 12, e Sérgio chegou ao fim do percurso às 14 horas de sábado, 13. O atleta destacou o amanhecer como a parte mais difícil. "Ao amanhecer ainda faltava a metade da prova, e é aí que o desafio começa, sozinho, sendo seu único motivador, o cansaço e o sono batendo, mas a vontade de concluir o desafio é maior que tudo isso, tem que manter a cabeça fria, escutar os sinais do seu corpo, saber a hora de se alimentar e o que comer, quando tem que acelerar ou diminuir o ritmo", declarou.

A preparação para a prova, segundo o atleta, é 70% psicológica e 30% física. "Entre treinos de longa e curta distância, também tem todo um suporte antes, pois existem exigências para participação, como atestado de saúde, alimentação e hidratação antes e durante a prova, além de equipamentos obrigatórios". A prova exige que o corredor leve lanternas, colete refletivo, manta térmica, mochila de hidratação, apito, medicamentos, entre outros. 

Essa foi a maior distância percorrida por Sérgio desde que iniciou os treinos de corrida, em 2013. "Comecei a correr quando decidi fazer academia, mas não gostava de fazer musculação e a maior parte do tempo ficava só na esteira, no início caminhando e após algum tempo já corria durante uma hora todos os dias, foi quando comecei a correr na praia, sozinho mesmo. Em 2015, por meio da amiga Sueli Silvestre, comecei a treinar com um grupo de corrida. Hoje somos um grupo de amigos, dentre todos o meu maior incentivador, e o responsável por hoje eu estar fazendo as ultramaratonas, o grande ultra de montanhas, Márcio Zitei", agradeceu.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!