Marina Aguiar
Bertioga
Três jogadores de tênis de mesa da Escola Estadual Professora Maria Aparecida Pinto de Abreu Magno, em Bertioga, conquistaram o ouro nos Jogos Escolares 2016, em Taquaritinga. Diomario de Jesus Souza Júnior, Dorival Calixto de Assunção Júnior e Leonardo de Melo Pacheco, todos com 13 anos, participaram da primeira final em um campeonato estadual entre os dias 12 e 20 de agosto.
O atleta Diomario também conquistou um bronze na categoria individual; o ouro veio quando disputaram por equipes. Para eles, a experiência foi única. "Foi da hora, a gente viu pessoas diferentes, sotaques e estilos de jogo diferentes. Tem gente que não tem mais back [movimento do tênis de mesa], mas foge bastante. Foi irado", disse Diomario. Já Leonardo destaca a dificuldade da competição. "Foi difícil, teve momentos em que a gente estava perdendo e conseguimos virar, foi muito emocionante".
O trio começou a praticar o esporte na escola, durante as aulas de educação física, com exceção de Leonardo, que já jogava tênis de mesa desde os 7 anos, no programa Escola da Família. Percebendo a habilidade dos meninos, o professor Eduardo Santos Paulino os convidou para a Turma de Treinamento de Tênis de Mesa, fora do horário escolar. "Eles treinam duas vezes por semana comigo e duas vezes por semana no Ginásio Municipal de Esportes, com o Nito Marchi", explica o professor.
A conquista só abriu o caminho, o sonho dos garotos é conquistar uma medalha olímpica. Para chegar ao objetivo, o treinamento é puxado, eles respiram o esporte. "A gente treina umas 3 horas por dia. Começamos com 20 minutos de aquecimento, batendo bolinha, com backhand e forehand. Depois a gente joga pra valer. Tem campeonato também, que são uns 3 por mês", explicou Leonardo.
Comentários