2018

São Lourenço, recanto tranquilo e nostálgico 2018

Absorver a calmaria das ruas e contemplar a ampla e bela vista desfrutada a partir de sua pequena praia são as grandes atrações do tranquilo bairro.

Da Redação
Publicado em 27/02/2019, às 08h45 - Atualizado em 26/08/2020, às 22h04

FacebookTwitterWhatsApp
Estela Craveiro
Estela Craveiro

Ao chegar em São Lourenço, entra-se no túnel do tempo, que passa devagar naquele cantinho de mundo, com pouco mais de vinte ruas; respira-se calmaria, a despeito de alguns prédios que já surgem entre o casario.

Imagem acervo site

Na praça da igreja de São Lourenço, bem perto da praia, há uma boa padaria. Na avenida pela qual se entra no bairro, a partir da rodovia Rio-Santos, tem outra, e há algumas opções de restaurante, bar e mercearia, também instalados nas duas avenidas que cruzam a principal. Há pousadas e hotéis; uma loja aqui, outra ali, e é tudo. Justamente nessa característica reside a graça de passear em São Lourenço. Não há muito a fazer, além de caminhar, experimentar as comidinhas locais, e aproveitar bancos inesperados que surgem sob as árvores, para observar e ouvir a natureza, uma grande atração local.

Imagem acervo site

Entretanto, o bairro é tomado pelos festejos em duas ocasiões. No Carnaval, desde 1988, sai às ruas o Bloco da Soloteia, cujo mote é reunir homens travestidos de mulher, mas que, na prática, atrai famílias inteiras, de idosos a crianças, constituindo-se em uma grande confraternização entre moradores, parentes, amigos e visitantes, que não perdem a famosa segunda-feira carnavalesca. A outra grande festa é a de São Lourenço, padroeiro do bairro, que costuma ser realizada no sábado mais próximo de seu dia, 10 de agosto. A exemplo de festejos interioranos, tem missa, procissão, atrações gastronômicas oferecidas em barracas ao lado da igreja, com destaque para a tainha assada, e shows musicais. Tudo organizado pela comunidade.  

Imagem acervo site

Pequena, a praia de São Lourenço fica num cantinho. Bem vazia, é um local perfeito para momentos de quietude e contemplação, durante a semana e em sábados e domingos frios e nublados. Oferece uma fantástica vista dos contornos da ilha de Santo Amaro, que abriga a cidade de Guarujá. Já no verão e em fins de semana ensolarados, quando funcionam algumas barracas de comidas e bebidas, tem certo movimento.

No canto próximo das pedras fica uma área de acesso ao mar para jet-skis. Mas reina a harmonia. Para quem preferir se afastar um pouco, há toda a contígua praia da Riviera para caminhar ou se acomodar na areia. A área fronteiriça, na altura do módulo 8 do condomínio, é bem tranquila. É só cruzar o canal.  

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!