2011

Restinga protegida

Um dos ecossistemas mais ameaçados do litoral paulista, a área de restinga, ganhou em Bertioga a sua primeira unidade de conservação do estado. São mais de nove mil hectares (cerca de 90 milhões de m²) que devem atrair investimentos para a cidade.

Da Redação
Publicado em 15/04/2019, às 12h41 - Atualizado em 26/08/2020, às 22h09

FacebookTwitterWhatsApp
JCN
JCN

Imagem acervo site

Ao ser distinguido,em dezembro do ano passado, com a primeira unidade de conservação de restinga - o Parque Estadual Restinga de Bertioga -, o município consolidou sua vocação preservacionista. A área constitui-se em um importante corredor biológico entre ambientes marinho-costeiros, a restinga e a Serra do Mar,formando um contínuo capaz de garantir a perpetuidade dos seus processos ecológicos e fluxos gênicos,como atestam análises de órgãos estaduais.

Imagem acervo site

O parque obteve recursos de compensação ambiental no montante de mais R$ 1 milhão. Valor que deverá ser utilizado para o desenvolvimento de Planos Emergenciais de Proteção e Uso Público, que incluem a construção de uma sede, bases de proteção e centro de visitantes.Mas a aplicação desse recurso depende da formação do Conselho Consultivo e do Plano de Manejo, que funciona como um Plano Diretor do Parque,pois define o que vai ser feito no local e como será feito.

Imagem acervo site

Edson Marcos Lobato, gestor do Núcleo São Sebastião e Núcleo Bertioga do Parque Estadual da Serra do Mar,responde também pela gestão do Parque Restinga de Bertioga.Ele esteve na cidade, dia 4 deste mês, para uma reunião com representantes da prefeitura e da sociedade civil, para formatar as ações futuras na área.

Edson Lobato declarou que estão sendo priorizadas duas linhas de ação: “O Plano de Conservação, por meio de ação integrada entre a Fundação Florestal, a Polícia Florestal e a Guarda Ambiental Municipal, e a formação dos parceiros do entorno,pessoas do segmento do turismo, de ONG´s e instituições de pesquisas da cidade,que tenham interesse na conservação do meio ambiente e que queiram aderir ao Conselho Consultivo, que é um fórum ideal para discutir o Plano de Manejo”. O grupo, segundo Lobato,deverá ser formado até o final deste mês.

Imagem acervo site

Os 90 milhões de m² do Parque Restinga se limitam entre os bairros de Itaguaré, Guaratuba e São Lourenço, da orla ao sopé da serra,e faz divisa com o Parque Estadual da Serra do Mar, o PESM, excluídos apenas os espaços ocupados por rodovias federais ou estaduais, redes de alta tensão e dutos da Petrobras. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!