2016

Marcos que contam histórias

Nada melhor do que um passeio pelos monumentos de uma cidade para conhecer melhor seu passado e as pessoas que fizeram parte de sua construção e desenvolvimento

Da Redação
Publicado em 28/02/2019, às 11h25 - Atualizado em 26/08/2020, às 22h01

FacebookTwitterWhatsApp
Foto Nativa
Foto Nativa

Bertioga, que completa neste mês 25 anos de emancipação, começou a edificar suas memórias muito antes de se tornar um município independente. Confira alguns dos principais monumentos que constroem sua biografia:

Trabalhador

Projetado pelo atual prefeito, arquiteto Mauro Orlandini, e produzido pelo escultor Antônio Cássio Zangarini, o Monumento ao Trabalhador representa todas as classes de trabalhadores, por meio das figuras dos pescadores e dos empregados da construção civil. Foi inaugurado no dia 1º de maio de 1995, sete dias após o início de sua construção. Dentro do monumento há uma câmara oca na qual os moradores de Bertioga depositaram objetos, mensagens, jornais, fotos e outros itens relativos à época.

Emancipação

Imagem acervo site

Inaugurado em dezembro de 1996, o monumento foi projetado pelo atual prefeito, arquiteto Mauro Orlandini, em homenagem aos participantes dos dois movimentos pró-emancipação de Bertioga, de 1958 e 1991, simbolizados pelas duas colunas vermelhas. Na base do monumento, foram enterrados objetos pessoais dos emancipacionistas.

Expedicionários

Imagem acervo site

Localizado na avenida Vicente de Carvalho, em frente ao canal, este monumento foi projetado por Luciana Gomes da Silva em homenagem à Força Expedicionária Brasileira e inaugurado durante a primeira gestão municipal.

Marco da Paz

Imagem acervo site

Símbolo da cultura de paz entre as nações, o Marco da Paz em Bertioga foi inaugurado em 2 de janeiro de 2009, na praça da Primavera, no bairro Rio da Praia. Idealizado por Gaetano Brancati Luigi, o monumento já existe em várias partes do mundo, juntamente com sua mensagem pacifista.

450 anos do Rio de Janeiro

Imagem acervo site

Inaugurado em 20 de fevereiro de 2015, o monumento comemorativo aos 450 anos do Rio de Janeiro marca a participação de Bertioga na fundação do estado fluminense, após a partida da expedição de Estácio de Sá das margens do canal bertioguense. Está localizado na avenida Vicente de Carvalho.

Homenagem à Maçonaria 

Imagem acervo site

Inaugurado em 20 de agosto de 2015, em homenagem ao Dia do Maçom, este monumento fica na avenida 19 de Maio. Bertioga conta com três lojas maçônicas: Barão de Ramalho, a mais antiga, fundada em 1988, na Riviera de São Lourenço; Portal de Bertioga; e Cidade de Bertioga, ambas no Centro.

Homenagem a Santos

Imagem acervo site

Projetado pelo atual prefeito, arquiteto Mauro Orlandini, o monumento foi inaugurado no dia 20 de janeiro deste ano, no canal da avenida 19 de Maio, em comemoração aos 470 anos de Santos, cidade-mãe de Bertioga. A obra tem por base as muretas da orla santista e uma cápsula do tempo na qual foram inseridos objetos e mensagens de autoridades locais e regionais.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!