2014

Joia verde e azul

Da Redação
Publicado em 25/02/2019, às 07h07 - Atualizado em 26/08/2020, às 22h02

FacebookTwitterWhatsApp
Shin Shikuma
Shin Shikuma

Numa época em que a maior parte dos ecossistemas naturais da Terra encontra-se em extinção, e a falta de água potável já é uma realidade para milhões de pessoas, Bertioga destaca-se como uma joia rara, tamanho o manancial de ambientes naturais preservados em seus 42 quilômetros quadrados. As áreas protegidas de Bertioga constituem-se em um verdadeiro mosaico formado por um vasto conjunto de ecossistemas como Mata Atlântica, mata de restinga, mata de encosta, mata paludosa e manguezal. No interior dessa extensa área de cobertura vegetal, encontra- se uma grande variedade de fauna e flora, das quais muitas espécies integram a lista de extinção, ou são ainda desconhecidas da ciência.

Imagem acervo site

Há que se falar, ainda, no rico manancial hídrico formado pelas principais sub-bacias da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista, responsáveis pelo abastecimento de água do município, e com potencial para abastecer outras cidades da região. Por todas estas características, Bertioga figura como um verdadeiro “pulmão verde” do estado de São Paulo.

Imagem acervo site

Dentre as áreas protegidas estão o Parque Estadual da Serra do Mar, Parque Restinga e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), como o Parque das Neblinas, localizado no limite com o município de Mogi das Cruzes. O Parque das Neblinas, sob coordenação do Instituto Ecofuturo, é aberto à visitação e funciona como campo-escola de práticas sustentáveis.

Em dezembro de 2010, o município ganhou mais duas RPPNs, uma com 709,57 hectares, a Hércules Florence 1 e 2, pertencente à Companhia Fazenda Acaraú e, outra, com 296,93 hectares, de propriedade da Barma Empreendimentos e Participações.

Imagem acervo site

Também em dezembro deste mesmo ano, o Parque Estadual Restinga de Bertioga (Perb) foi instituído. Sua área, de nove mil hectares, abrange o município de norte a sul (excluídos apenas os espaços ocupados por rodovias federais ou estaduais, redes de alta tensão e dutos da Petrobras) tendo como limite, a oeste, a Serra do Mar, e a leste avança em áreas pertencentes aos bairros Boraceia e São Lourenço (trecho da praia de Itaguaré). A área constitui-se em um importante corredor biológico dentre ambientes marinho-costeiros, a restinga e a Serra do Mar.

Imagem acervo site

Em janeiro de 2011, foi criado o Parque Municipal Ilha Rio da Praia, com 216,56 hectares, equivalente a mais de dois milhões de metros quadrados. A área que pode ser chamada de ‘ilha fluvial’ é ladeada por dois rios, o Itapanhaú e um de seus afluentes, o Rio da Praia, região onde predominam vegetações de mangue, alto e baixo de restinga. Por sua localização, faz divisa - por meio de rios - com parte de área do Parque Restinga e, automaticamente com o da Serra do Mar.

Imagem acervo site

Esta área é um dos pontos das atividades do projeto barco-escola Arca do Saber, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente de Bertioga. A embarcação, adquirida com verba do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), faz passeios de educação ambiental com abordagem sobre a fauna e a flora dos rios do município.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!