2001

Aventureiro-se pelos caminhos de bertioga

Há trilhas para pessoas de todas as idades, até mesmo para os mais radicais

Da Redação
Publicado em 01/10/2019, às 08h05 - Atualizado em 26/08/2020, às 22h13

FacebookTwitterWhatsApp
Du Zuppani
Du Zuppani

Os roteiros mais procurados pelos turistas são os que levam a passeios pelo rio Jaguareguava, Itatinga, Prainha Branca, Preta e Camburi, em Guarujá, com saída do canal de Bertioga, a Trilha D'água, Garganta do Gigante, no alto da Serra do Mar, Rio Itapanhaú e o passeio à Reserva Indígena do Rio Silveira, em Boraceia, que no momento está desativado à espera de autorização da Fundação Nacional do Índio (Funai), que estuda a implantação de ecoturismo nas aldeias indígenas.

O proprietário da Suinã Turismo, Dú Zuppani, explica que muitos grupos procuram a agência para obter informações sobre roteiros que podem garantir esse contato com a Mata Atlântica e, ao mesmo tempo, proporcionar um pouco de aventura. Há também os que não são adeptos de muita caminhada e querem um programa mais leve, como crianças e idosos. Enfim, Bertioga agrada a todos, principalmente, se o lema é se divertir, descansar e aprender um pouco mais sobre o meio ambiente.

Caminhar pela mata, observar as espécies de animais, aves e a flora da região, seguir pela margem de rios de águas claras, mergulhar e relaxar em banhos refrescantes de cachoeiras e piscinas naturais. Tudo isso ajuda a repor as energias e, o que é melhor, ensina a valorizar o que a região tem de mais rico: a sua natureza.

Todos os roteiros incluem, ainda, uma boa dose de aventura e adrenalina para os adeptos de atividades mais radicais. Porém, há também locais próprios, com as mesmas atrações, para pessoas de todas as idades e condições físicas. As agências locais contam com uma programação variada que inclui trilhas, passeios de barco por rios e mangues, de escunas, que levam a locais próprios para mergulho e ilhas distantes, e até passeios de canoa.

Muitas das trilhas da região estão localizadas na Vila de Itatinga como a Trilha D'água, por onde passa a tubulação de água do Sesc Bertioga, e a dos Três Poços. Há também passeios pelo Caminho da Pedra, Riviera, Caiubura, Fazenda Cabuçu, Itapanhaú e ainda nas trilhas da Prainha Branca, uma típica vila de pescadores localizada em Guarujá, na outra margem do canal de Bertioga. Todas garantem imagens raras e o prazer de um merecido e refrescante banho nos rios e cachoeiras que se descortinam nessa nova descoberta irresistível.

Biodiversidade

O Brasil é o país mais rico no mundo em biodiversidade. Pesquisa da organização não governamental (ONG) Conservation International, dos Estados Unidos, apontou que 70% da biodiversidade do planeta estão concentradas em 17 países.

O Brasil vem em primeiro lugar, seguido da Indonésia e Colômbia. No Brasil, a maior biodiversidade está na Mata Atlântica, o que demonstra a importância de Bertioga nesse contexto pela preservação dos ecossistemas.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!