POLÊMICA NA POLÍTICA

Vídeo de Bolsonaro na Maçonaria é verídico, mas o que ele estava fazendo lá? Entenda polêmica

Em 2017, Jair Bolsonaro visitou uma loja da sociedade maçônica e teve a oportunidade de falar sobre política ao microfone; vídeo viralizou nas redes sociais e passam dos 5 milhões de visualizações

Lenildo Silva
Publicado em 04/10/2022, às 11h41 - Atualizado às 12h42

FacebookTwitterWhatsApp
Super Interessante
Super Interessante

Um vídeo polêmico do evangélico candidato a reeleição presidencial, Jair Bolsonaro (PL), está dando o que falar nas redes sociais. Desde a manhã de hoje (4), um vídeo do presidente falando sobre política em uma loja da sociedade maçônica brasileira viralizou na internet e revoltou parte de seus apoiadores.

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp  ➥  https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

O vídeo em questão seria de 2017, época em que Bolsonaro tinha 62 anos e pretendia concorrer às eleições presidenciais pela primeira vez. No vídeo é possível vê-lo contando um pouco de sua história, sobre a corrupção e atacando a esquerda brasileira: “O inimigo vermelho está aí à espreita, não é à toa nem por acaso que temos 12 mil cubanos aqui dentro”, disse Bolsonaro à época.

Veja o vídeo

As imagens chegaram a ser arma contra Bolsonaro em 2018, quando opositores usaram o vídeo em questão para colocar em xeque o apoio de evangélicos ao candidato, que na época concorria ao segundo turno com Fernando Haddad (PT).

Agora, quatro anos depois, Bolsonaro está concorrendo à reeleição em segundo turno com o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o mesmo vídeo voltou à tona e caiu como uma "bomba" no meio evangélico e católico, nos quais o principal candidato da direita tem extremo apoio. Com um poder midiático mais forte que no passado, o vídeo viralizou rapidamente e dividiu opiniões de apoiadores.

“Estou me sentindo traída. Defendi Bolsonaro do indefensável [Lula]. Estive sempre ao lado do presidente e agora descubro laços dele com a maçonaria. Lamentável. Infelizmente, votarei no nove dedos neste segundo turno”, escreveu Viviane Loiseau nas redes sociais.

“Ver meu presidente envolvido em maçonaria me deixou muito triste. Não esperava ser traído dessa forma. Decepcionante… logo você, meu capitão? Em forma de protesto irei de Lula 13 no segundo turno! Isso não passará impune”, disse outro apoiador.

Por outro lado, há aqueles que não se abateram com o vídeo e afirmam que é fake news a fim de desestabilizar o presidente nessa reta final de campanha:

É muito grave a montagem que a esquerda fez para colocar Bolsonaro contra os católicos. Vejam a foto real de Bolsonaro em uma reunião de uma loja maçônica e a montagem feita pela esquerda. O TSE, assim como proibiu dizer que Marcola votaria em Lula, não vai se manifestar?”, escreveu uma página apoiadora, mostrando a foto original e outra editada.

O que é maçonaria

A maçonaria é uma organização fraterna secreta que teve influências impactantes em momentos históricos do mundo, como a Revolução Francesa e a Independência dos Estados Unidos.

A organização cobra de seus membros o respeito às leis do país em que cada maçom vive e trabalha. Levando em consideração que o progresso individual levará de alguma forma o progresso da humanidade.

Símbolo maçônico

O monumento instalado possui três componentes: um compasso, um esquadro e a letra G. O compasso significa o instrumento utilizado por Deus para realizar seus planos.

(Super Interessante)

O esquadro representa o percurso que os membros devem seguir, sempre em busca de moralidade e civismo. O G significa God, ou seja, Deus na língua inglesa.

Segundo turno eleições 2022

O ex-presidente Lula ficou em primeiro lugar no 1º turno das eleições 2022 obtendo 55.266.032 votos (47,93%). Jair Bolsonaro (PL) foi o segundo mais votado com 50.328.107 votos (43,62%).

Leia os destaques jornalísticos do dia ➥ https://bit.ly/CNgooglenoticias

Mesmo sendo o mais votado, Lula não alcançou a porcentagem suficiente para resolver as eleições no primeiro turno, que seria 50% mais um voto, e vai disputar o 2° turno com o candidato Bolsonaro no próximo dia 30 de outubro.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!