ELEIÇÕES 2022

Datafolha: Entrevistados apontam candidato mais preparado para defender minorias e combater crimes

Primeira pesquisa do Datafolha para o segundo turno das eleições inclui detalhes de temas abordados junto aos eleitores entrevistados

Da redação
Publicado em 10/10/2022, às 12h23 - Atualizado às 16h07

FacebookTwitterWhatsApp
Lula (à esquerda) votou em São Bernardo do Campo (SP), enquanto Jair Bolsonaro (à direita) votou no Rio de Janeiro (RJ) Lula e Bolsonaro votam Candidato Lula olhando para frente e beijando o comprovante de votação e o presidente Jair Bolsonaro saindo da ca - Reprodução/Redes Sociais
Lula (à esquerda) votou em São Bernardo do Campo (SP), enquanto Jair Bolsonaro (à direita) votou no Rio de Janeiro (RJ) Lula e Bolsonaro votam Candidato Lula olhando para frente e beijando o comprovante de votação e o presidente Jair Bolsonaro saindo da ca - Reprodução/Redes Sociais

O instituto de pesquisas Datafolha divulgou detalhes da primeira pesquisa eleitoral no segundo turno entre os presidenciáveis Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além de divulgar quem está na frente na intenção de voto entre os candidatos. A pesquisa incluiu as opiniões dos eleitores entrevistados sobre temas como segurança e defesa de minorias, por exemplo, e qual candidato eles consideram mais preparado para cada área. 

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp  ➥  https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

Os dados para intenção de votos são de 49% para Lula e 44% para Bolsonaro. 

Na defesa das minorias, como população LGBT, negros e mulheres, 56% consideram Lula mais preparado que Bolsonaro (escolhido por 37%). 

No caso do combate ao crime, a situação se inverte: Bolsonaro é visto como o mais preparado para lidar com o tema por 52% dos entrevistados (acima de sua intenção de voto), e Lula por 41% (abaixo de sua intenção de voto).

O petista também é apontado como o mais preparado em outros temas, como defesa dos direitos trabalhistas (55% a 40%), redução do desemprego (50% a 43%) e proteção do meio ambiente (51% a 42%).

Já o atual presidente lidera quando se trata da manutenção do Auxílio Brasil (48% o indicam como mais preparado, contra 43% que apontam Lula), defesa dos valores da família tradicional (51% a 43%) e combate à corrupção (48% a 41%).

Os dois empatam, dentro da margem de erro, na avaliação sobre quem é mais preparado para combater a inflação e defesa da democracia - em ambos os casos, 48% para Lula, 45% para Bolsonaro.

O instituto ouviu 2.884 eleitores em 179 municípios, de quarta-feira (5) a sexta (7), num levantamento contratado pela Folha e pela TV Globo.

➥ 𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀: https://linktr.ee/costanorteoficial

A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-02012/2022.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!