PESQUISA

Eleições 2024: indecisos representam 65% do eleitorado de Guarujá

Pesquisa Real Time Big Data, encomendada pela Rádio Guarujá Paulista, ouviu mil moradores com idade superior a 16 anos em diferentes bairros

Redação
Publicado em 24/01/2024, às 16h00 - Atualizado às 16h14

FacebookTwitterWhatsApp
Pesquisa para prefeito de Guarujá foi divulgada nesta quarta-feira (24) - Reprodução/Prefeitura Guarujá
Pesquisa para prefeito de Guarujá foi divulgada nesta quarta-feira (24) - Reprodução/Prefeitura Guarujá

O eleitorado de Guarujá ainda está em dúvida sobre em quem votar para prefeito, nas eleições 2024. Pesquisa quantitativa da Real Time Big Data, divulgada nesta quarta-feira (24), e encomendada pela Rádio Guarujá Paulista, indica que há 65% de indecisos ou que não souberam responder, na modalidade espontânea (quando não se divulgam os nomes dos candidatos). Foram ouvidos mil moradores, acima de 16 anos, de diferentes bairros, faixas etárias e salariais, entre os dias 22 e 23 de janeiro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Também no questionário espontâneo, em primeiro lugar entre os nomes cotados está o ex-prefeito Farid Madi (Podemos), com 6% da preferência do eleitorado, seguido pelo atual prefeito Válter Suman (PSDB), com 3%, e Dra. Adriana Machado (PSD), com 2%. Já os que escolheriam outros candidatos somam 4%;  os que pretendem votar branco ou nulo, 20%.

Na pesquisa estimulada (na qual os nomes dos candidatos são revelados), foram apresentados dois cenários aos entrevistados. O primeiro, com Dra. Adriana entre os nomes e, o segundo, sem ela figurar na listagem. Com isso, o primeiro cenário ficou da seguinte forma: Farid Madi, com 27% dos votos; Dra. Adriana Machado, com 15%; Cláudio Fernando (Novo), com 7%; Rafael Vitiello (PSB), com 7%; Edilson Dias (PT), com 5%; e Peitola (PP), com 2%. Nulos e brancos somaram 16% e não souberam/responderam, 21 por cento. 

No segundo cenário, sem a Dra. Adriana, a pesquisa estimulada ficou da seguinte forma: Farid Madi, com 33%; Rafael Vitiello, com 9%; Cláudio Fernando, com 8%; Edilson Dias, com 6%; e Peitola, com 3%. Nulos e brancos totalizaram 18% e não souberam/responderam, 23 por cento.

Na pesquisa de rejeição com múltiplas escolhas, Farid Madi apareceu em primeiro, com 46%, seguido por Dra. Adriana, com 38%; Edilson Dias, com 25%; Peitola, com 22%; Rafael Vitiello, com 16% e Cláudio Fernando, com 16 por cento.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 18 deste mês, com o protocolo SP–04248/2024.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!