TIRO NO PÉ

Universidade divide opiniões ao convidar estudantes que não foram bem no Enem para vestibular

Anúncio com duplo sentido chamou a atenção na internet: “Reis do marketing”, ironizou internauta

Da redação
Publicado em 18/02/2022, às 11h57 - Atualizado às 17h33

FacebookTwitterWhatsApp
Anúncio com duplo sentido da universidade Universidade divide opiniões ao convidar estudantes que não foram bem no ENEM para vestibular Anúncio com jovem de mochila e convite para vestibular - Imagem: Reprodução / UNOPAR
Anúncio com duplo sentido da universidade Universidade divide opiniões ao convidar estudantes que não foram bem no ENEM para vestibular Anúncio com jovem de mochila e convite para vestibular - Imagem: Reprodução / UNOPAR

Uma propaganda da Unopar (Universidade do Norte do Paraná) gerou um singelo e divertido burburinho nas redes sociais nesta semana. Como centenas de outras universidades privadas, a Unopar tentou pegar carona na divulgação dos resultados do Enem, que ocorreu no último dia 11 e atrair novos estudantes.

Até aí, tudo bem. O problema foi o duplo sentido da mensagem publicitária da instituição de ensino. “A nota do Enem não foi boa? Faça o vestibular da Unopar”, diz o anúncio veiculado na página oficial da universidade no Facebook.

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➥ https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

Alunos, ex-alunos e internautas reagiram ao anúncio com surpresa. Uma das interpretações possíveis do anúncio é a literal. Ou seja, a universidade se coloca como opção para milhões de universitários em potencial que não foram muito bem no Enem, estratégia conhecida de centenas de outras universidades privadas brasileiras.

Entretanto, pelos comentários, parece que muita gente também entendeu que ao convidar “quem não foi bem” no Enem para prestar seu vestibular,  a universidade fez uma confissão de que mantém um corpo discente despreparado.

“A propaganda queima os próprios alunos”, disse um internauta. “Não é uma boa propaganda não”, avaliou outro. “reis do marketing”, ironizou outro. “Galera do marketing deu uma vacilada”, comentou outro. “Deu uma impressão de inferioridade pra própria empresa”, analisou mais um. “Tem vaga de ajudante de pedreiro?”, perguntou um zombeteiro.

Meia dúzia de vozes dissonantes defenderam a universidade e até o dúbio anúncio. “É uma ótima instituição” disse um aluno. “Propaganda de ótima comunicação com os alunos. Não é fácil tirar boas notas no Enem, mesmo estudando muito”, contemporizou outro.

A universidade respondeu parte das críticas, mesmo as mais ácidas,  com cortesia e, até a tarde desta sexta (18), mantinha o anúncio.

“Não é essa a nossa intenção. Se tiver qualquer sugestão, por favor, compartilhe conosco” disse a página oficial Unopar em resposta ao internauta que avaliou o anúncio como um tiro no pé.

“Queremos melhorar cada vez mais. Estamos trabalhando constantemente para realizar melhorias em todos os nossos canais de comunicação, todas as reclamações, críticas e sugestões são sempre bem-vindas para que possamos colocar em prática essas melhorias”, prosseguiu, com humildade, a instituição paranaense.

A julgar pela repercussão, adeptos da modalidade de marketing “falem mal, mas falem de mim”, diriam que o anúncio foi um sucesso. 

Contatada, a Unopar ainda não se manifestou.

Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte ➥ https://bit.ly/newslettercostanorte& leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!