NATUREZA

São Vicente sanciona lei para implantar cultura oceânica em escolas municipais

Iniciativa vem das Secretarias de Meio Ambiente e Educação, além da Unesp; primeira escola a receber a novidade é a AMEI Narizinho

Redação
Publicado em 11/06/2024, às 08h50 - Atualizado às 09h31

FacebookTwitterWhatsApp
Cerimônia de sanção da lei - Divulgação/Prefeitura de São Vicente
Cerimônia de sanção da lei - Divulgação/Prefeitura de São Vicente

Em evento realizado no paço municipal, na sexta-feira (7), a prefeitura de São Vicente sancionou lei que implementa, na rede municipal de ensino, a aplicação de eventos culturais e educacionais sobre a conscientização oceânica. A iniciativa é  das Secretarias de Meio Ambiente e de Educação, além da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

A cultura oceânica é o conjunto de processos de promovem a chamada alfabetização oceânica, ou seja, a compreensão dos princípios essenciais e conceitos fundamentais, que permitem conhecer a influência do oceano. O projeto pretende formar cidadãos conscientes sobre o oceano, buscando capacitar a tomada de decisões responsáveis sobre os recursos oceânicos e sua sustentabilidade.

Confira nosso canal no WhatsApp

Durante a cerimônia, o prefeito Kayo Amado salientou a importância da preservação dos mares. “Precisamos olhar para a nossa parte marinha. A Baixada como um todo precisa dar mais visibilidade a causas como esta. É uma honra fazer parte dessa iniciativa e oficializar esse projeto”, conta Kayo.

Próximos passos

A prefeitura irá elaborar o Plano Municipal de Cultura Oceânica, com a participação de entidades governamentais e não governamentais. A lei entrará em vigor na AMEI Narizinho, no Complexo Monteiro Lobato. Os alunos das fases 1 e 2 darão início às conscientizações, tornando a unidade a primeira ‘escola azul’ da cidade. Vandilma Galindo, assessora pedagógica, disse:  “Os professores já estão se mobilizando. É a cultura oceânica acontecendo, a lei se concretizando. É só o começo”. 

Com informações do site oficial da prefeitura de São Vicente

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!